Secretaria de Saúde promove capacitação nesta sexta (21) sobre manejo da sífilis
Realizada no campus de Londrina da PUCPR, atividade é voltada a enfermeiros e médicos da saúde pública; interessados podem fazer suas inscrições na plataforma da Escola de Governo

A Secretaria Municipal de Saúde promove, nesta sexta-feira (21), uma oficina voltada a enfermeiros e médicos da saúde pública, que abordará o manejo da sífilis adquirida, gestacional e congênita. Realizada no campus de Londrina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na Avenida Jockey Club, 485, a capacitação é direcionada a profissionais que atuam na atenção materno-infantil, saúde da família e no Centro Integrado de Doenças Infecciosas (CIDI), entre outras áreas.
Ao todo, foram disponibilizadas 120 vagas, e o curso será dividido em duas turmas – a primeira das 7h30 às 13h, e a seguinte das 13h30 às 19h. Além dos médicos e enfermeiros atuantes em Londrina, também podem participar os profissionais dos municípios que integram a 17ª Regional de Saúde. Os interessados devem fazer suas inscrições previamente, por meio da plataforma da Escola de Governo (clique aqui).
De acordo com a enfermeira e coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Priscila Colmiran, as atividades serão conduzidas por profissionais de saúde das redes municipal e estadual. “A oficina vai abordar uma doença bastante significativa, cuja incidência vem aumentando no estado e no país, e que pode causar sérios danos à saúde das pessoas”, disse.
Ainda segundo Colmiran, que será uma das ministrantes, as complicações causadas pela sífilis incluem danos neurológicos, ósseos e cardíacos e, no caso de gestantes, também podem afetar a saúde do bebê ou mesmo ocasionar o óbito fetal. “O Município vê com preocupação o aumento do número de casos, e essa oficina faz parte da estratégia que está sendo conduzida para romper a cadeia de transmissões. Vamos qualificar os profissionais para o diagnóstico precoce, tratamento e encaminhamento de pacientes. É preciso ressaltar que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina dispõem de tratamento contra a sífilis, e o teste rápido também é de fácil acesso para a população”, destacou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Priscila Colmiran, pelo telefone (43) 3372-9825 ou (43) 99104-0436.