Lojistas recebem o selo “Arma não é brinquedo… Dê abraços”
O selo será entregue a lojistas que não vendem armas de brinquedo; durante o evento será feito o lançamento da campanha 2013/2014 do “ Londrina Pazeando”
A Prefeitura de Londrina, a Câmara Municipal e o Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina (Compaz) entregam amanhã (22) o selo “Arma não é brinquedo… Dê abraços”, para 14 lojistas, que não vendem armas de brinquedo em cumprimento à Lei 9.188/2003. O evento, que é aberto à participação da comunidade, será realizado às 15h30, na Câmara Municipal de Londrina, situada na rua Parigot de Souza, Souza, nº 145, região central.
O diretor do Compaz e coordenador da ONG Londrina Pazeando, Luiz Cláudio Galhardi, destacou a importância da campanha. “É a segunda entrega que fazemos do selo em um ano. Na primeira vez, foram 23 pontos comerciais e desta vez serão 14, o que soma 37 adesões. Consideramos um número grande de solicitações e a tendência é cada vez mais os lojistas aderirem ao cumprimento da Lei 9.188/2003, que proíbe a venda de armas de brinquedo em estabelecimentos comerciais. Isso está se tornando uma cultura da cidade de Londrina”, destacou.
O selo tem duração de dois anos, e a concessão terá a grafia “Arma não é brinquedo…Dê abraços. Lei Municipal 9.188/2003” . Para receber o selo a loja precisa estar em conformidade com a Lei. A empresa interessada deve encaminhar requerimento à Secretaria Municipal de Fazenda e o modelo está disponível no site da Câmara Municipal. A Secretaria de Fazenda é o órgão responsável pela fiscalização da venda de armas de brinquedo nos estabelecimentos comerciais da cidade.
Segundo Galhardi, Londrina é o único município do Brasil a ter uma Lei efetiva contra a venda de armas de brinquedo. “A comunidade pode participar do processo de fiscalização, pois, no portal da Prefeitura, qualquer cidadão pode indicar o local onde ele viu a venda dos objetos.”
Galhardi informou, ainda, que durante a entrega do selo será feito o lançamento da campanha 2013/2014 da ONG Londrina Pazeando. “O tema social do Governo Federal para a Copa do Mundo é ‘Por um mundo sem armas, sem drogas, sem violência, sem racismo’. Esse tema será usado na confecção do livro Londrina Pazeando para o próximo ano. Queremos aproveitar o tema da Copa para divulgar o trabalho que é feito aqui em Londrina no que diz respeito à cultura de Paz”, ressaltou.
O texto completo da Lei nº 9.188/2003 está disponível no endereço eletrônico www.cml.pr.gov.br.
Foto: ilustrativa