Destaques

Encontro inédito debate atuação conjunta da Assistência Social, Saúde e Idoso

Iniciativa reúne 250 pessoas, de oito municípios paranaenses, a fim de debater os caminhos de atuação conjunta entre as secretarias, para atender o cidadão em sua integralidade

Na manhã desta quarta-feira (26), foi realizado, em Londrina, o 1º Encontro Regional de Assistência Social, Idoso e Saúde: Caminhos para atuação conjunta. A iniciativa é inédita, no Município, e reúne cerca de 250 pessoas, de oito municípios, no auditório da Unicesumar. A ação prosseguirá até amanhã (27) e busca aprofundar o debate sobre a temática do trabalho conjunto entre as políticas públicas, bem como expor o êxito dessa atuação na esfera municipal, promovendo uma avaliação acerca dos avanços e demonstrando os desafios enfrentados.

Diversas autoridades municipais participaram da abertura do evento, que conta com a presença de profissionais de diferentes órgãos da rede de serviços intersetoriais, os quais terão a oportunidade de demonstrar todo o trabalho executado por essas unidades.

Foto: Vivian Honorato

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, enfatizou que hoje é um dia histórico para o município de Londrina, porque é a primeira vez que três secretarias, da área social, se reúnem para falar de temas afins. “Este é um encontro regional, onde vamos debater os caminhos possíveis de atuação conjunta, olhando para o ser humano de forma transversal. Para aquele cidadão que, às vezes, chega pela Assistência Social, mas que precisa da saúde e da Secretaria do Idoso, e vice-versa, e como podemos trabalhar, em conjunto, para melhor servi-lo”, apontou.

Micali enfatizou, também, que esta é a marca de uma admiração que trabalha de forma intersetorial e unida, já que o ser humano precisa desta atuação conjunta. “Essa união é muito importante, para que possamos levar os resultados aos territórios, principalmente aos mais vulneráveis. Na prática, isso significa um município mais saudável, que vai progredir socialmente e, com isso, também progride a economia e nos permite ter um município muito melhor e mais igualitário para todos”, completou.

Foto: Vivian Honorato

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, que representou o prefeito Marcelo Belinati, disse que o trabalho integrado é o diferencial desta administração. “Podemos dizer que este encontro é um sonho realizado, pois a aproximação entre estas áreas é de suma importância para a população. A condução da pandemia em Londrina foi exemplo, para todo o Brasil, e só foi possível graças à união de esforços entre as secretarias. A troca de experiências que vai ocorrer neste encontro é fundamental para beneficiar as pessoas, sabemos que temos muitos desafios pela frente, mas temos os melhores profissionais para atender a população. Gratidão a toda as secretarias envolvidas neste encontro”, relatou.

Foto: Vivian Honorato

A secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, explicou que o principal objetivo do encontro é mostrar que a união das políticas públicas funciona muito mais. “Vamos avaliar o que temos feito até agora, o que tem dado certo, pois nossa intenção é que este trabalho flua, cada vez mais, porque uma política depende da outra. O cidadão é um só, ou seja, a pessoa idosa é da Secretaria do Idoso, da Saúde e Assistência. Por isso, precisamos estar cada vez mais unidos, para levar mais qualidade de vida para as pessoas. Nós cuidamos de vida, de pessoas, que nascem, crescem e envelhecem”, expôs.

O vice-prefeito de Londrina, João Mendonça, disse que as secretarias e órgãos da Prefeitura de Londrina executam um trabalho em união, com o objetivo de melhorar a vida das pessoas. “Parabéns a todos os envolvidos nesta excelente iniciativa, que com certeza trará muitos ganhos para a população”, frisou.

Foto: Vivian Honorato

A promotora de Justiça, Leila Schimiti, que atua nas áreas do Consumidor, Idoso e Pessoa com Deficiência, disse, em sua fala na abertura, que a promotoria tem discutido, ao longo dos anos, a dificuldade no enfrentamento às questões relacionadas a efetivação dos direitos fundamentais dos cidadãos nestas áreas, quando as informações são recebidas de forma compartimentada. “Por isso, essa iniciativa é de grande importância, para que consigamos avançar na efetivação de todas as políticas públicas, compartilhando conhecimentos e racionalizando todos os esforços realizados por cada secretaria, para que possamos aproveitar todas as informações de forma integrada e em conjunto”, afirmou.

Também estiveram presentes, na abertura do encontro, o vice-prefeito, João Mendonça; o deputado Federal, Diego Garcia; o presidente da Câmara, vereador Jairo Tamura e os vereadores Matheus Thum, Lenir de Assis, Lu Oliveira e Professora Sônia Gimenez, além de representantes da Guarda Municipal. O evento também contou com apresentações de coro cênico da Secretaria do Idoso e do projeto arte-educação do SOS Serviço de Obras Sociais em parceria com a Associação Londrinense de Circo.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos