Cidade

Servidores de Londrina concluem curso superior do IFPR

Na 2ª edição do curso de EAD do Instituto Federal, 115 servidores colaram grau na última semana

Na última quinta-feira (22), 115 servidores municipais colaram grau no Curso Superior em Tecnologia de Gestão Pública, oferecido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), na modalidade de Ensino a Distância (EAD). O grupo  faz parte dos 5.634 servidores públicos matriculados no Paraná e Rio Grande do Sul, que colaram grau no mesmo dia.

Para os servidores, o  trabalho é  possível pela parceria existente entre o Município e a instituição de ensino superior. O objetivo é graduar e elevar a escolaridade dos servidores públicos, melhorando a qualidade dos serviços prestados à população nas diversas áreas da gestão pública. Com essa formatura, já são 219 pessoas formadas.

Servidores de Londrina concluem curso superior do IFPROs formandos de 2012 realizaram o curso EAD via satélite nos polos presenciais Telessala Londrina Villa da Saúde, que contou com 37 alunos acompanhados e orientados pela tutora Rosaria Mestre Marques Okabayashi; Telessala Londrina Sindserv, com 38 alunos e a tutora Ieda Maria Fumagalli Zamuner e a Telessala Londrina CAAPSML II, com 40 alunos acompanhados pela tutora Claudia Rozabel de Souza Hildebrando.

De acordo com Claudia Hildebrando, servidora da Secretaria Municipal de Gestão Pública (SMGP), uma das conquistas do curso foi capacitar servidores que estavam há muitos anos sem estudar e ainda não tinham uma graduação. “Para muitos o curso foi a grande possibilidade de capacitação, um desafio que foi superado com muita coragem, empenho e dedicação”, frisou.

Na opinião de Claudia Hildebrando, a Gestão Pública é o reflexo das transformações que ocorrem na sociedade, por isso o curso buscou aliar o conteúdo teórico às novas práticas do serviço na administração pública capacitando os alunos à aplicação dos conteúdos estudados, produzindo crescimento pessoal e profissional.

Servidores de Londrina concluem curso superior do IFPRDeocy Guimbarski é o servidor, com mais tempo de serviço da Prefeitura de Londrina, que participou do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública. “Isso mostra a vontade em qualificar-se e que nunca é tarde. Assim como o Deocy, a maioria dos servidores que participaram tem muitos anos de prefeitura e, embora qualificados para as suas funções, buscam novos conhecimentos para melhorar a prestação de serviços”, destacou Claudia Hildebrando.

Para o servidor da Secretaria de Obras e Pavimentação, Deocy Conceicao Guimbarski, na prefeitura há 40 anos, além de uma realização pessoal, foi uma realização profissional. “Eu tinha a prática e a gente conhece o serviço, mas com o curso adquiri mais conhecimento, inclusive da legislação, para fazer meu trabalho melhor ainda do que já fazia. Todas as minhas dúvidas foram sanadas.”

 

Avaliação do MEC

 

O Curso Superior em Tecnologia de Gestão Pública, que formou no dia 22 um total de 5.634 servidores nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, passou também em novembro por uma avaliação do Ministério da Educação (MEC) e obteve nota 4, de uma escala de 1 a 5. Esta é a segunda edição do curso que, no total, já formou quase 12 mil servidores e, segundo o coordenador Ciro Bachtold, o resultado da avaliação torna-se mais importante ainda porque os critérios utilizados foram os mesmos aplicados à educação presencial.

“O principal resultado já temos, mais de 12 mil servidores públicos formados, e mais que isso, desempenhando eficientemente seu trabalho. Isso é algo que ninguém nos tira: o reconhecimento dos alunos e um projeto que se tornou referência nacional. É mérito de nosso trabalho, devemos nos orgulhar disso.” Essas foram palavras de Ciro Bachtold em agradecimento a todos os profissionais envolvidos no curso.

De acordo com o diretor-geral da Educação a Distância, Marcelo Pedra, conforme notícia do portal do IFPR, o estado do Paraná deve continuar como uma referência na modalidade no país. “No ano de 2013, vamos receber do governo federal 50 milhões de reais para continuar a expansão da educação a distância. Teremos polos em todas cidades do Paraná, o que faz nosso Estado estar, no mínimo, dez anos à frente de qualquer outro estado no país”, ressaltou.

 

Foto: Petra Carla Gomes Pavlak

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos