Cidadão

Conselho Municipal do Meio Ambiente divulga vagas para membros da sociedade civil

Representantes dos segmentos do setor produtivo e de associações civis, comunitárias e de trabalhadores podem se inscrever até 18 de novembro

O Conselho Municipal do Meio Ambiente (Consemma), convida representantes da sociedade civil para preencher vacâncias na atual gestão do órgão, que vai de 2022 a 2024. São três vagas no total, sendo duas para conselheiro titular e seu suplente no segmento de associações civis, comunitárias e de trabalhadores, e uma para suplente do setor produtivo. O Conselho participa da elaboração e fiscalização de políticas públicas municipais em prol da preservação e recuperação do meio ambiente, e busca completar o quadro de 30 conselheiros titulares.

As entidades dos segmentos podem inscrever seus candidatos até 18 de novembro, através de envio de ofício com a documentação solicitada para o e-mail consemma.londrina.oficial@gmail.com. O edital com a lista de documentos necessários, bem como mais detalhes sobre os requisitos para se candidatar, pode ser conferido na página 89 da edição n° 4759 do Jornal Oficial do Município, publicado em 26 de outubro (https://portal.londrina.pr.gov.br/images/stories/jornalOficial/Jornal-4759-Assinado-pdf.pdf).

Quem se inscrever deverá comparecer à reunião ordinária do Consemma no dia 28 de novembro, às 16h, no Centro de Educação Ambiental (CEA), no Parque Arthur Thomas, localizado na Rua da Natureza, 155, Jardim Piza, região sul. Os candidatos devem levar documento de identidade com foto, e se houver mais interessados do que o número de vagas, os membros do Conselho presentes na reunião farão votação.

De acordo com o atual presidente do Consemma e gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, Jonas Henrique Pugina, é muito importante preencher as vagas disponíveis. “Quanto mais pessoas participarem, e de segmentos diferentes, podemos exercer de forma mais firme a democracia, pois essas pessoas vão representar as demandas de suas entidades e trazer diferentes pontos de vista. Além disso, teremos mais força e poderemos divulgar mais amplamente as informações sobre as ações do Conselho”, avaliou.

Algumas atribuições dos membros do Conselho são, conforme Pugina, participar das deliberações das pautas e participar de votações. “Eles vão representar as demandas das diferentes áreas, e trazer à tona as necessidades de cada segmento. Também participam de câmaras técnicas e podem atuar como relatores, fazer vistorias, dentre outras funções”, explicou.

Pugina destacou que, entre os principais planos do Consemma para esta gestão, está a implantação do Proverde, um programa de apoio e incentivo a projetos ambientais ligados à conservação do meio ambiente. “Queremos implantar também  uma lei de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), revisar os planos para as unidades de conservação, e levar à frente todos os demais temas que abordamos na XI Conferência Municipal do Meio Ambiente, que foi em maio deste ano”, elencou.

O Consemma ainda elege nesta segunda-feira (31) os candidatos que se inscreveram para a última chamada complementar para preenchimento de vacâncias, que recebeu inscrições até 6 de outubro. As vagas que serão preenchidas são nos segmentos de ONGs Ambientalistas e de Institutos de Pesquisa e Ensino Superior.

Atualmente, o Consemma realiza suas reuniões ordinárias na última segunda-feira de cada mês, a partir das 16h, com previsão de término às 19h15, no CEA, localizado na sede da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), que fica no Parque Arthur Thomas.

Texto: Débora Mantovani, sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos