Calma realiza a última reunião do ano
Encontro será no Centro Pastoral Bom Pastor e terá momento científico e prática educativa
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde e do Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Londrina (Calma), vai realizar na próxima quarta-feira (12), às 14h, a reunião mensal do grupo, no Centro Pastoral Bom Pastor, Rua Dom Bosco, 145, no jardim Dom Bosco. Essa é a última reunião do ano e durante o encontro será realizada uma prática educativa. Além disso, será realizado um momento científico com a enfermeira e coordenadora do Calma, Lilian Poli.
O tema do momento científico da reunião será “A mulher que amamenta inserida no contexto familiar cultural”. “Queremos debater com profissionais de saúde sobre o tema. O aleitamento materno pode ser influenciado por vários aspectos como a história familiar e o estado emocional, assim como o apoio dos serviços de saúde, do trabalho, da comunidade e da família. As mães precisam de acompanhamento, de um lugar de escuta, onde podem falar de suas dúvidas, seus problemas, suas necessidades. Tudo isso é muito importante”, defendeu Lilian Poli.
A coordenadora lembrou que o acesso à informação é um grande aliado na campanha de aleitamento materno. “Percebe-se que o desmame precoce tem ocorrido mesmo em mulheres com acesso à informação. Quando há dificuldades no processo de aleitamento materno, é muito comum supor que seja por uma incapacidade da mulher que amamenta. A prática do aleitamento materno deve ser aprendida, apoiada e amplamente divulgada.”
Com a última reunião do ano chegando, a coordenadora do Calma avaliou de forma positiva 2012. “Conseguimos cumprir todos nossos objetivos ao longo do ano. Realizamos diversos cursos, fizemos intervenções nas maternidades e promovemos a Semana Mundial de Aleitamento Materno. Foi um ano muito produtivo no qual realizamos tudo o que nos propusemos a fazer.”
O Calma existe desde 1994 e oferece apoio a instituições de saúde com relação à implementação de ações de promoção, proteção e manejo do aleitamento materno, a fim de diminuir o número de mortalidade infantil e de doenças relacionadas ao desmame incorreto.
Participam do comitê, as secretarias municipais de Saúde, Educação, de Políticas para as Mulheres, Associação Médica de Londrina, 17ª Regional de Saúde, Núcleo de Odontologia para Bebês, Pastoral da Criança, Universidade Estadual de Londrina, Instituto Federal do Paraná, Unifil, Centro de Apoio e Reabilitação dos Portadores de Fissura Lábio Palatal de Londrina e Região, Unimed, profissionais de saúde de Cambé e Rolândia, além de representantes da maternidade pública e de hospitais locais.