Cidadão

Projeto Letramento Digital divulga aprovados da segunda turma de multiplicadores

Interessados devem acessar o site www.letramentodigital.org.br para conferir os aprovados; primeira aula da nova turma será no sábado 12 de novembro

Na manhã desta segunda-feira (7), os organizadores do Projeto Letramento Digital divulgaram a lista dos aprovados no processo seletivo para o preenchimento de 106 vagas disponíveis na segunda turma. Os candidatos devem acessar o site https://www.letramentodigital.org.br/ e conferir o resultado. Os aprovados participarão da segunda turma de multiplicadores de conhecimentos exigidos pela Educação 4.0 e pela Indústria 4.0. A primeira aula dela está prevista para acontecer no sábado (12), das 8h às 17h, no Bourbon Londrina Hotel, que fica na Alameda Miguel Blasi, 40, no Centro. A temática da aula será Criatividade e Inovação.

De acordo com o coordenador-geral do projeto Letramento Digital pela Facti, José Augusto de Lima Prestes, até sexta-feira passada (4), 45 pessoas estavam participando. Ao todo, 67 pessoas se inscreveram, sendo que 37 participaram do processo de seleção e 31 delas foram aprovadas. Elas tiveram que responder a questões objetivas e algumas dissertativas, sendo que as perguntas do primeiro bloco foram eliminatórias, do segundo classificatórias e do terceiro serviram para formar um perfil dos participantes. Puderam se inscrever professores da rede pública ou privada, estudantes do ensino médio, técnico ou superior e profissionais de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que residem, estudam ou trabalham em Londrina.

Todo o curso é gratuito e os materiais também. As aulas são essencialmente on-line com três encontros presenciais, em que são abordados temas, como Criatividade e Inovação, Pensamento Computacional, Fundamentos de Programação, Estratégias Pedagógicas e Robótica e Prototipagem. A carga horária é de 173 horas, mas aqueles que quiserem podem participar de disciplinas optativas podem fazê-lo, com isso chegarão à carga horária de 240 horas.

Todos os participantes vão levar o conhecimento para alunos dos 4º e 5 anos do ensino fundamental durante as disciplinas que envolverão desde a lógica de programação, robótica e prototipagem até os demais temas exigidos pela Educação 4.0 e pela Indústria 4.0. Isso porque, o objetivo do “Letramento Digital” é formar crianças, jovens e adultos interessados em carreiras científicas e tecnológicas, que resolvem problemas do mundo real e com habilidades digitais que ajudam a sociedade como um todo.

A ideia é que os participantes tenham acesso a uma linguagem tecnológica e científica, fundamental para a sociedade. Para isso, terão aulas que desenvolvem as competências técnicas e comportamentais nos temas mais demandados pelo mercado atual e de tendências tecnológicas para o futuro, indo ao encontro das expectativas da “Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação 2016 a 2022”.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos