Prefeito assina projeto que melhora transparência e controle social
A assinatura foi feita durante reunião com representantes do Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGLP) e do Movimento Popular Por Amor à Londrina
O prefeito Gerson Araujo assinou na última quinta-feira (6), o substitutivo ao projeto de Lei 130/2012 que cria o Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina. A assinatura foi feita no gabinete do prefeito durante reunião realizada com representantes do Observatório de Gestão Pública de Londrina (OGPL) e do Movimento Popular Movimento Popular Contra a Corrupção – Por Amor a Londrina.
Inicialmente o projeto havia sido enviado à Câmara Municipal no mês de março, e foi retirado de pauta devido a algumas sugestões de alterações. O secretário municipal de Governo, Gervázio Luiz de Martin Junior, afirmou que o projeto é do Executivo. “O substitutivo foi elaborado a pedido da Procuradoria do Município, para contemplar as sugestões de alterações feitas durante a Conferência Municipal de Controle Social e as do Observatório”, explicou.
Conforme o secretário, dentre as sugestões estão a paridade do número de membros representativos do município e sociedade civil e ainda a melhoria da redação das atribuições e competências do novo Conselho. Para o prefeito Gerson Araujo o encaminhamento do substitutivo à Câmara é fundamental para garantir mais transparência nas ações do Executivo. “Esta medida já existe no âmbito federal e estadual. Cabe agora ao Município adotar estas ações para que o controle social ocorra efetivamente”, declarou o prefeito.
O presidente do OGPL, Waldomiro Grade, elogiou a atitude do prefeito Gerson Araujo. “Não esperávamos outra coisa do prefeito Gerson Araujo. Já conhecíamos a disposição do prefeito em aceitar em colaborar na abertura das informações da prefeitura à população. Através da transparência poderemos auxiliar a administração a obter melhores resultados. Só podemos auxiliar alguém quando conhecemos o que ela faz ou pretende. O controle social é um instrumento que facilita a participação da sociedade e claro, a fiscalização.”
Para o membro da coordenação do Movimento Popular por Amor a Londrina, Auber Silva Pereira, esse é um momento histórico. “Londrina é conhecida no cenário mundial pelo arrojo e pujança. Admirável o gesto do prefeito Gerson Araujo pela sensibilidade e seriedade com que ele respondeu a essa demanda que estava represada e colocou o nome dele na história da cidade dentro de um modelo de gestão e modernidade buscando excelência na qualidade de vida dos cidadãos londrinenses”, destacou.
Fotos: Luiz Jacobs