Promotoras Legais Populares forma segunda turma
Participaram líderes comunitárias, estudantes e profissionais que atuam na área de políticas sociais e defesa de direitos
Será realizada nesta sexta-feira (14), a formatura da II Turma de Promotoras Legais Populares. O evento será às 19h30, no Canadá Country Club, encerrando as atividades anuais do Projeto que envolveu a realização de um curso de 120 horas aula, para um público formado por líderes comunitárias, estudantes e profissionais que atuam na área de políticas sociais e defesa de direitos.
Gênero, direitos, cidadania, democracia, legislação e mecanismos de acesso à justiça, foram alguns dos temas trabalhados. O projeto visa proporcionar às mulheres acesso a informações e espaço de debate e reflexão. O objetivo é torná-las agentes de transformação, subsidiando-as com informações e conhecimentos básicos sobre os meios legais com os quais podem defender seus direitos e de suas comunidades.
Para a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Ana Maria Arenghi, o Projeto está focado na democratização do acesso à justiça. “Como advogada sei da importância da informação para que as pessoas possam acessar a justiça e usufruir dos seus direitos. Essas mulheres são referências nas suas comunidades, com este curso elas se sentem mais preparadas para atuar em prol da coletividade, na defesa e garantia de direitos e no enfrentamento da violência.”
A II Turma de Promotoras legais Populares leva o nome de “Maria da Penha”, em homenagem à mulher que se tornou símbolo da luta pela eliminação da violência doméstica e intrafamiliar.
O Projeto Promotoras Legais Populares é uma realização do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos (NEAA) da Universidade Estadual de Londrina em parceria com a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres e apoio da Gestão de Promoção de Políticas da Igualdade Racial (GPPIR) da PML.