Cidade

Prefeitura informa como funcionam os serviços municipais no feriado de 15 de novembro

Sede administrativa do Município e sedes de secretarias e órgãos estarão fechadas nos dias 14 (ponto facultativo) e 15, Dia da Proclamação da República; serviços essenciais não têm mudanças

Devido ao feriado nacional da Proclamação da República, celebrado no dia 15 de novembro, próxima terça-feira, a Prefeitura de Londrina informa o público sobre como irão operar os serviços das secretarias e órgãos municipais durante esse período. Por meio do Decreto Municipal nº 1.293, publicado ontem (10) no Jornal Oficial, o prefeito Marcelo Belinati estabeleceu que o dia 14, véspera do feriado, será ponto facultativo. Assim, as sedes administrativas da Prefeitura e demais unidades vinculadas estarão fechadas na segunda e terça-feira, voltando a abrir normalmente na quarta-feira (16).

Como já ocorre nos demais feriados e dias de ponto facultativo, os serviços considerados essenciais continuarão funcionando regularmente, sem interrupções, com escalas organizadas conforme a exigência. Esses trabalhos envolvem os atendimentos nas áreas de saúde, fiscalização, defesa social, serviços funerários e outros.

Dentre as sedes administrativas que não funcionarão nos dias 14 e 15 de novembro, estão as da Saúde, Educação, Fazenda, Acesf, Sema, CMTU, Cohab e Procon-LD.

Educação – Não haverá aulas na rede municipal de educação na próxima segunda-feira (14). As unidades escolares possuem calendário próprio de atividades. Dessa forma, tanto neste dia como no feriado da Proclamação da República, não funcionarão as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), bem como os Centros de Educação Infantil (CEIs), que dispõem de cronograma próprio mas costumam seguir os decretos municipais em situações como essa.

Já a sede da Secretaria Municipal de Educação permanecerá fechada nesse período e voltará a atender o público na quarta-feira (16).

No entanto, a SME irá disponibilizar, na segunda-feira (14), o resultado do chamamento escolar para cadastro da matrícula dos alunos de 3 a 6 anos – no P4, P5 e 1º ano da rede municipal. Os pais e responsáveis pelos alunos devem acessar o site da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br/matriculas2023) para conferir o resultado. Mais informações aqui.

Saúde – Nos dias 14 e 15 de novembro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Londrina estarão fechadas, bem como o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Policlínica, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) I e o CAPS AD. A reabertura de todas essas unidades irá ocorrer na quarta-feira (16).

Estarão abertas normalmente, segunda (14) e terça (15), os plantões dos Prontos Atendimentos do Maria Cecília (18 horas), do Leonor (24 horas) e do União da Vitória (16 horas), assim como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas Maria Angélica Castoldo (Centro-Oeste) e Francisco de Arruda Leite (Jardim Sabará).

Defesa Social – A Guarda Municipal de Londrina (GML) mantém expediente normal em todos os dias da semana, durante 24 horas. Os agentes prestam serviços de patrulhamento das áreas públicas, espaços de lazer, parques, praças, lagos, pistas de caminhada, ciclovias, academias ao ar livre e outras áreas. O serviço de videomonitoramento da GML também continua, entre outros. A população pode registrar denúncias e ocorrências pelos telefones 153 (Guarda Municipal) e 199 (Defesa Civil).

Parque Arthur Thomas – As famílias que desejarem aproveitar o feriado de 15 de novembro, na  terça, em um passeio de lazer pelo Parque Municipal Arthur Thomas, poderão ir até o local sem restrições, já que este espaço estará aberto das 8h às 17h. A entrada é gratuita.

Na segunda-feira (14), o parque ficará fechado, sendo esse o único dia da semana em que o equipamento público não funciona. Nos outros dias, incluindo fins de semana e feriados, as portas ficam abertas, sempre das 8h às 17h, na rua da Natureza, 155, Jardim Piza.

Por sua vez, a sede administrativa da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) estará fechada nos dias 14 e 15, e abrirá novamente no dia seguinte ao feriado.

Cultura – Seguindo o decreto municipal, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) ficará fechada nos dias 14 e 15 de novembro. Porém, a população pode acessar a agenda de eventos e atrações culturais a qualquer momento, disponível nas redes sociais da SMC, pelo perfil @secretariadeculturadelondrina no Instagram, e Secretaria Municipal de Cultura pelo Facebook.

Além desses canais on-line, por onde é possível ficar por dentro do que acontece na cultura londrinense, também é possível acessar a plataforma Londrina Cultura, pelo site ou pelo app (somente para sistema Android).

Restaurante Popular – O espaço funcionará na segunda-feira (14), no mesmo horário de sempre, das 11h às 14h, e estará fechado apenas no dia do feriado (15). O endereço é rua Professor João Cândido, 14, no Centro, em frente ao Terminal Urbano.

Trabalho, Emprego e Renda – A Agência do Trabalhador (SINE) e demais serviços realizados diretamente nesta sede estarão suspensos no dia do feriado. No entanto, uma série de serviços – vagas de trabalho, seguro desemprego e outros – continuam disponíveis para a população, por meio do Portal da Prefeitura, no endereço www.londrina.pr.gov.br/sine.

Acesf – A sede administrativa do órgão, na avenida Juscelino Kubitschek, Centro, não terá atendimento ao público nos dias 14 e 15, retomando as atividades no dia 16. Já os serviços funerários (plantão 24h) não sofrem alterações e continuam disponíveis a qualquer momento.

CMTU – Em razão do feriado da Proclamação da República, na próxima terça-feira (15), alguns serviços prestados ou gerenciados pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) terão alterações. Enquanto alguns deixarão de funcionar, outros sofrerão mudanças.

A segunda-feira (14) que antecede o feriado foi considerada ponto facultativo e, por isso, não haverá expediente nos setores administrativos e de atendimento ao público do órgão. O funcionamento dessas seções voltará ao normal na quarta-feira (16), a partir das 8h.

Assim, processos de apresentação de condutor infrator ou de recurso contra multas, por exemplo, cuja data limite vencer nos dias de recesso, poderão ser iniciados – sem qualquer prejuízo na contagem de prazo – no primeiro dia útil após o feriado.

As atividades de monitoramento e orientação do trânsito serão desenvolvidas em escala reduzida. O efetivo regular será retomado quarta-feira.

Os ônibus do transporte coletivo circularão normalmente na segunda. Já na terça-feira as linhas adotarão os horários de domingo e feriado.

O Terminal Rodoviário de Londrina (TRL), gerenciado pela CMTU, terá expediente somente das equipes operacionais, com suspensão das tarefas administrativas.

As feiras livres e feiras noturnas serão realizadas sem alterações. Em ambos os dias, a participação dos comerciantes é facultativa.

Os trabalhos de limpeza e manutenção de áreas públicas, como varrição, lavagem de pisos, capina do mato, desobstrução de bueiros, poda de árvores e plantio de flores, serão executados como de costume na segunda-feira. Na terça, todos serão suspensos.

Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) dos bairros Nova Conquista e Vista Bela, localizados nas regiões leste e norte, respectivamente, estarão abertos no dia anterior ao feriado. Não haverá funcionamento na terça-feira.

A coleta do lixo orgânico e do rejeito será realizada nos dois dias sem modificações, atendendo às regiões já percorridas nas segundas e terças-feiras. O recolhimento do material reciclável, por sua vez, não será feito durante o feriado. A compensação do dia parado será feita na quarta.

Texto: Renan Oliveira e assessoria de imprensa da CMTU

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos