Cidade

Atletas londrinenses conquistam Campeonato Brasileiro de Karatê 2022

Equipe paranaense vence a disputa do Kumite Adulto Masculino pela 1ª vez; time titular contou com três atletas londrinenses

Na última sexta-feira (12), a equipe paranaense de karatê sagrou-se campeã na categoria sênior da etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê 2022, promovido pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), entre os dias 7 e 12 de novembro, no Ginásio Esportivo Mauro Pinheiro, em São Paulo (SP). Para este torneio, a equipe que representou o Paraná contou com cinco atletas londrinenses entre os titulares – sendo três na categoria sênior e dois nas categorias de base – 12 até 20 anos. Todos eles recebem o patrocínio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), e são vinculados à Federação Paranaense de Karatê.

Segundo o técnico da equipe masculina de karatê do Paraná e diretor-presidente da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), Marcelo Oguido, a competição foi marcada pela conquista inédita do ouro por equipes. “Nunca antes o Paraná tinha sido campeão na categoria Kumite Adulto por Equipes e conseguimos conquistar, atuando de forma convincente, vencendo nossos confrontos com equipes que são muito fortes na competição. Mas o êxtase máximo foi chegar à luta final, contra a equipe da casa, e ter a chance de conquistar este título inédito para o nosso estado”, ponderou Oguido.

No caminho até a final, a equipe paranaense precisaria vencer os atletas da Bahia, Brasília e Espírito Santo, em uma série de melhor de cinco lutas, avançando às chaves seguintes as equipes que primeiro vencessem um total de três lutas. No primeiro confronto, contra a equipe baiana, o placar final ficou em 3×2. Na segunda rodada, foi a vez de enfrentar os capixabas e obter novamente a passagem, com placar final de 3×1. No terceiro e último confronto das fases classificatórias, a equipe paranaense venceu a equipe brasiliense, fechando o placar por 3×2. Os confrontos da final foram contra a equipe de São Paulo, em que o resultado foi 3×0.

Oguido destacou também que a participação e a preparação dos atletas e da comissão técnica foram fundamentais para garantir o resultado positivo para o estado. “Nosso objetivo sempre é fazer o melhor, independente da competição. Nosso esporte é amador, mas a nossa mentalidade é tentar ser o mais profissional possível. E foi assim que, por mais que a competição fosse dura, nós estávamos preparados e isso foi importante para que ganhássemos este título inédito. Quero também destacar os nossos três atletas que são daqui de Londrina, que é o Gabriel Nascimento, o Arthur Meneses e o Vinicius Ferreira que treinam comigo desde crianças e que, para mim, é uma honra imensurável poder acompanhar o crescimento deles”, disse.

Outros resultados – Além da conquista do Kumite Adulto Masculino, o Paraná esteve representado por Londrina nos pódios em outras 3 oportunidades ao longo do campeonato com o atletas João Lúcio (Bronze – Categoria Base), Guilherme Nishikawa (Prata – Categoria Base) e Vinicius Figueira (Ouro – Individual Adulto) – sendo esta a 6ª vez que Figueira é o campeão brasileiro da categoria.

No ranking do campeonato liberado pela CBK após os cinco dias de competições, o Paraná ficou na 6ª colocação geral com 5 medalhas de ouro, 12 de prata e 17 de bronze, conquistando 35 medalhas no total. “Por agora, o ritmo começa a dar uma desacelerada mas, já no próximo mês, nós já começamos a nossa preparação técnica para a Liga Mundial de Karatê, que começa em janeiro”, finalizou Oguido.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos