Cidadão

Mídia de Paz discute o envelhecimento e etarismo em live nesta quinta-feira (17)

Neste ano, o evento traz o palestrante Dácio Villar e faz parte da 5ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa

O analista de sistemas e economista Dácio Villar, que se dedica especialmente ao estudo do envelhecimento humano e é coordenador do Projeto CEFE – Centro de Estudos e Formação para o Envelhecimento, será o palestrante, nesta quinta-feira (17), do 15º Fórum de Educação para a Paz – Mídia de Paz. Realizada em formato de live, a partir das 19h15, a atividade discutirá o tema “Mídia, Envelhecimento e Etarismo”, e será transmitida pelo Canal de Youtube do Londrina Pazeando (acesse aqui).

Neste ano, o Mídia de Paz faz parte da programação da 5ª Semana Municipal de Justiça Restaurativa. Durante o evento, Dácio Villar conversará com o professor da UEL, doutor em comunicação e repórter fotográfico da Prefeitura de Londrina, o jornalista Emerson Dias, também interagindo com o público participante da live.

A ideia da discussão desta quinta-feira é focar no envelhecimento da sociedade, o preparo que esta mesma sociedade tem para a nova realidade que se apresenta, e as transformações que ocorreram nos últimos anos nos hábitos cognitivos, físicos, sociais, profissionais, entre muitos outros, das gerações que estão envelhecendo.

Além disso, também será debatida a participação em uma sociedade digital, o envolvimento familiar no envelhecimento, as políticas públicas, a violência diária velada ou não com idosos, além de se discutir o espaço que esta realidade tem tido na mídia dirigida ou de massa.

Foto: Emerson Dias / NCom

De acordo com Villar, um dos objetivos da ação é aproximar as pessoas idosas tanto das mídias digitais quanto dos meios de comunicação tradicionais (rádio, TV, imprensa), para diminuir o impacto do etarismo na sociedade. “Queremos mostrar, por meio da comunicação, que as pessoas idosas têm competência para trabalhar e exercer diversos ofícios, algo que muitas vezes o mercado de trabalho não aceita. Além disso, pretendemos destacar que os idosos também podem participar e contribuir em diferentes atividades, inclusive na política. Através do projeto, também temos oferecido oficinas de arte, cultura e produção literária para as pessoas idosas”, frisou.

O projeto CEFE – O CEFE (Centro de Estudos e Formação para o Envelhecimento) foi criado em 2021, pelo Núcleo de Apoio e Atenção à Pessoa Idosa da Casa de Maria. Pretende colaborar na aprendizagem e acessibilidade do envelhecido e do envelhecente junto às tecnologias comuns à sociedade atual, além de debater a própria condição do idoso, hoje, nas relações sociais e familiares. Para isto, a entidade oferece uma plataforma digital dentro da rede mundial de computadores, para trabalhar com som, imagem e vídeo utilizando as redes sociais e recursos de armazenamento e distribuição. O projeto tem apoio de recursos humanos e de comunicação.

Texto: N.Com, com informações da assessoria de imprensa

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos