Tiro de Guerra de Londrina anuncia formatura de passagem de comando
Subtenentes do órgão do Serviço Militar Brasileiro estiveram na sede da Prefeitura e entregaram o convite da formatura e o Relatório das Atividades realizadas em 2022

Na manhã desta quinta-feira (17), o chefe da Instrução do Tiro de Guerra (TG) de Londrina, subtenente André Badalotti, e o subtenente Leonardo Martins, que em breve vai assumir a chefia de Instrução do órgão do Serviço Militar Brasileiro, estiveram na sede da Prefeitura de Londrina. Eles foram recebidos pelo chefe de Gabinete, Moacir Sgarioni. As autoridades entregaram o convite para a Formatura de Passagem de Comando e Término do Ano de Instrução, que acontecerá no dia 26 de novembro, às 8h, na Avenida Salgado Filho, 1.334.
O subtenente Badalotti, que na formatura passará o comando para o subtenente Martins, atuou no Tiro de Guerra de Londrina por três anos, em 2020 e 2021 como instrutor e em 2022 como chefe da Instrução. Durante a visita, as autoridades também entregaram o Relatório das Atividades realizadas pelo Tiro de Guerra em 2022, entre elas as cívico-sociais, as benfeitorias realizadas, aquisições de material, e os projetos para o próximo ano.
“Para 2023, o nosso maior projeto é o de readaptação das instalações do Tiro de Guerra, com a expansão do Aeroporto de Londrina. Nós podemos continuar do mesmo local, porém temos que aumentar a nossa estrutura física, tendo em vista que esta sede foi inaugurada em 1975. O jovem londrinense que vai prestar o serviço militar merece ter uma estrutura melhor, pois ele faz um trabalho muito importante para a sociedade”, apontou Badalotti.
O atual chefe da Instrução também enfatizou o trabalho social que o Tiro de Guerra realiza. “Fazemos um trabalho muito forte na área social, já que o nosso órgão é um centro de formação cívica e patriótica. Nosso objetivo maior é formar o cidadão, tornar o garoto que chega até nós, imaturo, em um jovem preparado para a vida. Estes jovens saem Tiro de Guerra trabalhando, cursando uma faculdade, pois temos muitos parceiros que dão a eles bolsas de estudo, cursos de qualificação e empregos”, informou.
Badalotti também destacou o trabalho feito junto à sociedade, como em campanhas de arrecadação de alimentos e roupas. Segundo ele, todas as demandas que foram solicitadas pela sociedade ao TG foram atendidas. “Por exemplo, no Dia da Bondade, realizado junto com o grupo Muffato, trabalhamos com 150 atiradores e arrecadamos toneladas de alimentos e agasalhos. Em outra ação, realizada junto ao Sesc, por meio do projeto Mesa Brasil, arrecadamos nove toneladas de alimentos em apenas um dia. Além disso, muitas vezes, ONGs pequenas nos procuram e prestamos apoio, ajudando arrecadar alimentos ou colaborando com reformas, por exemplo de parquinhos de escola, entre outras ações”, disse.
O subtenente Martins, que no dia 26 de novembro vai assumir a Chefia da Instrução, contou que chegou ao Tiro de Guerra de Londrina em janeiro deste ano. “Fui designado para ser instrutor por dois anos, em 2022 e 2023, mas com grata satisfação vou assumir a chefia do Tiro de Guerra de Londrina, que é um dos mais longevos do Brasil, substituindo o subtenente Badalotti. As minhas expectativas são as melhores, estamos aguardando algumas deliberações, a respeito das obras que serão feitas e as realocações que teremos que fazer, por exemplo”, disse.
O chefe de Gabinete da Prefeitura, Moacir Sgarioni, enalteceu o trabalho que o Tiro de Guerra de Londrina tem desenvolvido na cidade. “Agradecemos o trabalho que tem sido realizado em nosso município, inclusive do grupo da Unicesumar, que está colaborando em um projeto de sugestões da reocupação da área utilizada pelo TG, próxima ao aeroporto. Vamos procurar desenvolver, internamente, os projetos técnicos para poder adequar estas instalações, que todos nós defendemos que continuem próximas ao aeroporto. Nossos mais sinceros agradecimentos às iniciativas do Tiro de Guerra de Londrina, que é um patrimônio para a nossa cidade”, ressaltou.
Relatório de Atividades

Entre as atividades cívico-sociais apontas do Relatório de Atividades entregues ao chefe de Gabinete, estão: campanha de doação de sangue, em parceria com o Instituto de Hematologia de Londrina; campanha de arrecadação de material escolar, em conjunto com o Sesc, que doou os materiais arrecadados para famílias carentes e instituições filantrópicas; campanha de arrecadação de itens para alegrar a Páscoa das crianças do Centro de Educação Infantil AMPAS; apoio em atividades esportivas, mutirões, entre outras.
Dentre as atividades de instrução, destacam-se o estágio de Prevenção de Acidentes com Motociclistas, em parceria com a Diretoria de Trânsito da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); palestras, instruções e marcha. Com relação às benfeitorias realizadas no TG, estão: instalação de Central de Alarmes Individual para armaria com sensores sem fio; substituição do Sistema de Iluminação Interna por LED; reforma do muro externo, da quadra poliesportiva (em andamento) e do alambrado dos fundos. O relatório também aponta as parcerias do TG, as atividades de trabalho para o atirador, de segurança, das instalações, entre outras.