Cidade

Equipe Londrina/Tsuru é vice-campeã do campeonato Paraná Bom de Bola

Time sub-16 de futebol feminino do Colégio Estadual Tsuru Oguido encerrou sua participação no torneio de forma invicta; após empate na final, as londrinenses perderam nos pênaltis para a equipe de Curitiba

Estreantes na competição, a equipe sub-16 de futebol feminino do Londrina Esporte Clube/Tsuru Oguido, do Colégio Estadual Tsuru Oguido, participou da etapa final do Paraná Bom de Bola, realizada entre os dias 10 e 15 de novembro, na cidade de Goioerê (PR). Ao longo do torneio, as atletas se mantiveram invictas e disputaram a final contra a equipe de Curitiba, perdendo o título apenas nos pênaltis, com 11 cobranças para cada lado, após um empate por 0 a 0 no tempo normal.

As londrinenses se classificaram para a fase estadual do Paraná Bom de Bola depois de terem conquistado, também de forma invicta, a etapa macrorregional, disputada na cidade de Arapongas no último mês de outubro, em que enfrentaram os times das cidades de Manoel Ribas, Ribeirão do Pinhal e de Arapongas. O time tem parceria com o Londrina Esporte Clube (LEC) e recebe apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe).

Foto: Rubinho Silva

Para o diretor-presidente da FEL, Marcelo Oguido, os resultados alcançados pelas meninas do Londrina/Tsuru Oguido têm demonstrado que o Feipe é fundamental para o desenvolvimento da modalidade no município. “A equipe de Londrina tem conseguido ótimos resultados e colocações importantes nas competições estaduais, em todas as categorias, e isso nos mostra que estamos investindo em um excelente trabalho. O Londrina/Tsuru é um dos inúmeros projetos em que a FEL acredita e apoia, por isso estamos muito felizes pela conquista. Podem não ter saído campeãs dessa vez, mas tanto as atletas quanto a comissão técnica estão de parabéns pelos resultados. Tenho certeza de que vão conquistar ainda muito mais”, disse.

Na etapa estadual, a equipe londrinense estreou na fase de grupos contra o time de Toledo, conseguindo assumir a liderança no grupo logo após vencer a partida por 2 a 1. No segundo confronto, o Londrina garantiu a vaga nas semifinais ao ganhar do time da cidade de Floresta, com o placar final de 2 a 0. Na semi, as atletas se encontraram novamente com a equipe de Manoel Ribas, adversárias que haviam vencido na fase macrorregional por 1 a 0. Mas, pela disputa de vaga na final estadual, o
jogo só foi decidido nas penalidades máximas, após o jogo terminar em 2 a 2 no tempo
regulamentar. Com o placar de 5×4 nos penais, a equipe londrinense avançou à final de forma invicta
para enfrentar a equipe curitibana.

Foto: Rubinho Silva

Diante do Curitiba, durante os dois tempos, ambas as equipes tiveram chances de mudar o placar para conseguirem o título do Paraná Bom de Bola, mas, ao final, o jogo ficou no 0 a 0 e, após as disputas
de pênaltis, o Londrina/Tsuru ficou com o vice-campeonato da competição, conforme contou
o treinador do time, Johnny Gonçalves. “Para nós, foi uma grande honra representar o
município de Londrina na competição. Infelizmente, nós perdemos a final nas cobranças de
pênaltis, mas, independentemente da derrota, o que nos deixa feliz é que conseguimos,
durante todo o jogo, ter um bom desempenho dentro de campo, dominando as ações das
adversárias. E, nas cobranças de pênaltis, um tem que ganhar. Isso é o futebol”, disse o
técnico.

Gonçalves também destacou que, apesar da derrota, a equipe de Londrina saiu invicta da competição. “Não perdemos nenhum jogo e tivemos um ótimo desempenho nas partidas, o que nos demonstra que estamos no caminho certo. Nosso sonho era conseguir fazer a dobradinha nas duas competições, pois já tínhamos conquistado o título do Bom de Bola deste ano na categoria sub-17. Infelizmente, não veio. Mas mantemos os pés no chão e temos a consciência de que estamos executando um ótimo trabalho de base, chegando nas finais de duas competições importantíssimas do Paraná, inclusive na que nunca tínhamos disputado”, contou.

Ainda segundo o treinador, esse bom rendimento e retrospecto trazem mais segurança à equipe, e aponta que o projeto vem tendo um desenvolvimento bem feito no futebol feminino na cidade. “Estamos trabalhando para a formação dessas atletas e dando oportunidade e destaque para meninas que são daqui mesmo da cidade, pois isso é mais importante do que títulos e resultados positivos”, finalizou.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos