Cidadão

Procon de Londrina faz alerta e dá dicas para evitar golpes na Black Friday

Maior evento de consumo do mundo, realizado na sexta-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças, nos EUA, é considerado o primeiro dia oficial de compras para o Natal

O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD) faz um alerta para que consumidor fique atento e não caia em golpes na Black Friday, que promove uma série de descontos em produtos de diversas lojas do Brasil e do mundo no dia 25 de novembro. Nesse sentido, o órgão elaborou algumas dicas para que os consumidores possam fazer boas compras no considerado maior evento de consumo do planeta.

“A Black Friday é uma oportunidade para comprar produtos em promoção e com descontos especiais, mas, para isso, necessário que o consumidor fique atento principalmente com relação às compras pela internet, para que ele não tenha dor de cabeça”, ressaltou o diretor-executivo do Procon-LD, Thiago Mota Romero.

De acordo com o órgão, é importante ter cuidado com as compras on-line, dando preferência para os sites conhecidos e verificando a reputação de sites não conhecidos em comentários de clientes. Para ter mais segurança, o Procon-LD orienta nunca utilizar computadores públicos ou de outras pessoas para efetuar compras, nem colocar os dados bancários. Além disso, sempre utilizar, no computador ou smartphone, softwares e aplicativos originais e manter um antivírus atualizado.

Com relação às redes sociais, o Procon alerta para verificar se não se trata de um perfil falso. “Nunca preencha formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday e verifique se a página tem selo de autenticação, número de seguidores compatíveis e também comentários de outros compradores”, alertou Romero.

Sobre o pagamento, as dicas são verificar com atenção as formas de pagamento, no caso dos e-commerces, desconfiar quando existem poucas opções e verificar as políticas de troca e de devolução das lojas. O órgão também orienta desconfiar das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto.

Se for pagar com Pix, a orientação é sempre fazer o pagamento dentro do ambiente da loja virtual e conferir, com atenção, todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Se for pagar com boleto, conferir o nome da empresa beneficiária que aparece no aplicativo ou site do banco no momento do pagamento. Outras dicas importantes são preferir usar os cartões virtuais para fazer as compras on-line, se for fazer uma compra presencial, conferir o valor na maquininha de cartão antes de digitar a senha, e verificar se o cartão devolvido é realmente o seu.

O Procon de Londrina também alerta o consumidor para que tome cuidado redobrado com links. “Ao usar sites de busca, verificar cuidadosamente o endereço (URL) para garantir que se trata do site que deseja acessar; tomar cuidado com e-mails de promoções que tenham links; ao receber uma mensagem não solicitada, ou de um site no qual não esteja cadastrado para receber promoções, verificar se realmente se trata de uma empresa idônea”.

As outras dicas são:

– Tenha cuidado com ofertas tentadoras enviadas por e-mail e SMS ou anunciadas nas redes sociais, especialmente se vierem de lojas desconhecidas;

– Quando fizer compras pela internet, verifique a segurança da página, clicando em um cadeado que aparece no canto da barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja virtual deve começar com https://;

– Ao efetuar as compras, prefira pagar com cartão de crédito. Muita atenção com sites que só aceitam receber por boleto ou transferência bancária, pois se houver algum problema com a compra será mais difícil conseguir ressarcimento junto ao banco;

– Nunca informe dados do cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicita essas informações;

– Todo site deve exibir o CNPJ da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico ou o endereço eletrônico em que a loja possa ser encontrada. A página também é obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Reclamações – Os consumidores que se sentirem lesados podem registrar as suas reclamações no Procon. Em Londrina, ele está situado na Rua Piauí, nº 1.117, região central de Londrina. Os atendimentos à população são feitos de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, presencialmente, pelo e-mail procon@londrina.pr.gov.br ou pelo telefone (43) 3372-4823. O órgão também tem uma página no Facebook e um perfil no Instagram (@procon.londrina).

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Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

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