Procon-LD divulga balanço 2012
Na data de hoje, o PROCON-LD divulga o balanço de atendimento do ano de 2012
Vale mencionar que a maioria das reclamações se encontra na área de serviços (3.413 reclamações), principalmente no setor de telefonia, sendo que foram registradas 809 reclamações de telefonia móvel e 619 de telefonia fixa. Outro serviço cujas reclamações são significativas é o de TV por assinatura, correspondendo a 460 registros somente no ano de 2012.
Logo após o setor de serviços, está o setor financeiro, no qual a maioria das reclamações envolve cartão de crédito (861), reclamações contra financeiras (582), bancos (493) e serviços prestados por estes, totalizando 2.129 reclamações.
O setor de venda de produtos, apesar de geralmente mais ativo no mercado, teve apenas 1.971 reclamações, a maioria sobre vícios ou danos em produtos, demora ou ausência de entrega de mercadoria, e falta de assistência técnica.
Em comparação a 2011, houve um aumento de 4,52% de reclamações registradas na área de serviços, bem como uma redução de 25,04% das reclamações no setor financeiro, e uma redução de 8,71% no setor de venda de produtos.
Com relação aos atendimentos realizados em 2011, o ano de 2012 verificou uma significativa redução, correspondente a 10,91% , englobando quatro áreas, Atendimento Pessoal (guichê) -11,80%, Atendimento Telefônico (-8,70%), Atendimento Eletrônico (e-mail) (-24,50%), e atendimento em audiências (-84,21%).