Cidadão

Educadores nos bairros atenderam mais de 33 mil pessoas

Agentes promovem ações educativas para a mudança de comportamento e estímulo da cidadania

agente.endemias.escola.ILUSTRATIVAA Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Diretoria de Saúde Ambiental, já atendeu 33.491 pessoas através do programa de educadores nos bairros. O levantamento divulgado hoje (8) abrange os trabalhos realizados nos meses de julho a novembro de 2012.

De acordo com o coordenador de Endemias, Elson Belisário, o trabalho educativo só foi possível através das parcerias com as Unidades Básicas de Saúde (UBS), associação de moradores e com os conselhos regionais da cidade. “É muito importante contarmos com a colaboração da população e das lideranças de bairro, porque são eles que escolhem os assuntos que vamos debater, sendo que o carro-chefe é a dengue”, explicou.

Atualmente, a cidade conta com 14 educadores nos bairros. Estes agentes promovem ações educativas para a mudança de comportamento e estímulo da cidadania e da inclusão da comunidade nas decisões das ações de combate a endemias. Eles conversam com a população sobre dengue, febre amarela, doença de Chagas, esquistossomose, leishmaniose e angiostrongiliase.

Até novembro, os educadores já realizaram 307 palestras, 374 reuniões com a comunidade, realizaram a apresentação de projetos 380 vezes, organizaram 17 feiras de saúde, e fizeram três exposições de maquetes sobre as endemias. “Onde a comunidade solicitar mais informações sobre as endemias, os educadores nos bairros vão atender. Um exemplo disto são os trabalhos realizados nas escolas municipais; com a população de idosos que participam dos programas da saúde; na Santa Casa e no mutirão de limpeza e conscientização que fizemos na SEASA de Londrina, que está limpo até hoje”, disse o coordenador de Endemias.

Foto: ilustrativa

 

 

 

 

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos