Cidadão

Secretaria da Mulher recebe visita de universitários da UEL

Graduandos da área da Saúde irão conhecer os serviços da pasta e da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual

Nesta quarta-feira (23), universitários de diversos cursos da área da saúde da Universidade Estadual de Londrina (UEL) irão conhecer os serviços prestados pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual (REVDFS) contra as mulheres em Londrina. A ação será realizada das 15h às 16h, na sede da Secretaria da Mulher, que fica na Rua Valparaíso, esquina com a avenida Higienópolis.

Entre os visitantes estão estudantes do primeiro ano dos cursos de Medicina, Farmácia, Enfermagem e Nutrição da UEL. A iniciativa faz parte das atividades práticas desses cursos, visto que os alunos precisam conhecer o território abrangente da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guanabara, região que engloba a sede da Secretaria da Mulher.

Além disso, o objetivo é mostrar aos universitários os trabalhos técnicos e a importância da transversalidade entre as políticas e ações entre as instituições que compõem a rede. E, dessa maneira, sensibilizar e orientar os acadêmicos para que eles saibam identificar as formas de violência contra a mulher, conheçam os serviços especializados e quais encaminhamentos devem ser feitos. “Essas visitas são importantes para a formação humana dos alunos. Conhecer os serviços que atendem a mulher em situação de violência doméstica e familiar, durante o curso, é fundamental para que os futuros profissionais tenham um olhar diferenciado para com as mulheres e suas especificidades durante os atendimentos de saúde”, acredita a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes.

Em Londrina, a Rede de Enfrentamento à Violência existe desde março de 2012 e foi oficializada por meio do Decreto Municipal n.º 246. Seu objetivo principal é executar as prioridades estabelecidas na Política Nacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, de forma organizada e articulada entre as instituições que a integram. Nesse contexto, são diversas instituições e entidades realizando um trabalho de amparo e proteção às vítimas de violência doméstica e familiar, e atualmente está sob a coordenação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM).

Entre as instituições que fazem parte da Rede de Enfrentamento à Violência estão Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CAM); Casa Abrigo Canto de Dália (CACD); Centro de Oficinas para as Mulheres (COM); as Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Defesa Social e Assistência Social; os Hospitais da Zona Sul, Zona Norte, Evangélico, Irmandade Santa Casa de Londrina (ISCAL); Hospital Infantil Sagrada Família; 17ª Regional de Saúde; o Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), entre outros.

A visita técnica integra a Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A programação completa pode ser conferida no site da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, que é a organizadora das ações em Londrina. Mais informações sobre a campanha estão aqui. 

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos