Saúde amplia teste rápido em Londrina

Na próxima semana, 45 Unidades Básicas de Saúde disponibilizarão mais três exames rápidos
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vai ampliar a partir da próxima terça-feira (15) os testes rápidos realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). A população terá à disposição, além do teste rápido de HIV, os exames de Sífilis, Hepatite B e Hepatite C.
Ao todo, das 53 unidades de saúde da cidade, 45 delas vão dispor dos testes rápidos. Os resultados dos exames levam de 15 a 30 minutos para ficarem prontos. Para a realização dos testes, os profissionais da saúde passaram por capacitação em julho do ano passado, onde receberam as instruções das portarias do Ministério da Saúde que estabelecem os padrões e metodologia de aplicação.
Para o enfermeiro e instrutor da Secretaria de Saúde, Edvilson Cristiano Lentine, os novos testes ajudam na prevenção de doenças e no tratamento precoce. “Com a vinda dos novos exames rápidos é possível ter o diagnóstico precoce das doenças, o que dá condições para que as pessoas recebam o tratamento adequado. Além disso, é preciso que a população atente para o fato que muitas são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas, o que dificulta ainda mais seu reconhecimento e tratamento”, explicou o enfermeiro.
Em 2012, 2.278 pessoas realizaram o teste rápido de HIV no CTA. De acordo com os técnicos da Secretaria de Saúde, é esperado um aumento de casos positivos de Sífilis dado o aumento de testes que serão realizados.
Foto Arquivo




