Novo secretário anuncia convocação de mais guardas municipais
Mais 100 guardas, além dos outros 100 já anunciado, serão chamados para complementar o quadro da corporação. Efetivo deve quase dobrar
O coronel da reserva da Polícia Militar do Paraná, Rubens Guimarães de Souza, assumiu hoje (18) a Secretaria Municipal de Defesa Social e anunciou a convocação de novos guardas municipais. Além das 100 convocações já anunciadas pelo prefeito Alexandre Kireeff, outros 100 aprovados serão convocados para fazerem os exames complementares para admissão.
O secretário de Defesa Social explicou que a convocação tem o objetivo de complementar o quadro da corporação, que conta com 191 guardas, após ela ter assumido a função de proteger os prédios e serviços públicos.
“Faremos um novo chamamento de guardas municipais para que possamos fazer a recomposição do efetivo. Começamos com 250 e, hoje, estamos com 191. Então, é preciso fazer uma recomposição do efetivo frente a todas as atividades executadas pela GM. A pretensão é que se ultrapasse o número estipulado inicialmente e fique próximo a 400 profissionais”, disse Souza.
O novo secretário, que foi comandante do 5º BPM e de vários outros batalhões da PM no Estado, espera priorizar serviços que dão ênfase ao atendimento à comunidade como, por exemplo, a patrulha escolar, a vigilância das Unidades Básicas de Saúde e de defesa civil.
“A Guarda Municipal tem suas funções designadas pela legislação e é um apoio para a Polícia Militar, com quem trabalha de forma integrada. Ela deve estar próxima à população e, por isso, pretendemos reforçar o trabalho da patrulha escolar comunitária, de defesa civil e a vigilância em pontos como nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ela deve ser amiga da sociedade e parceira da PM”, afirmou.
O secretário de Defesa Social é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), possui curso de formação de Oficiais da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, curso Superior de Polícia. Possui, ainda, o Ciclo de Estudos e Política Estratégica da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg).
Em sua atuação profissional constam a estruturação do Setor de Justiça e Disciplina do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a chefia da Seção de Pessoal do 5º BPM, coordenador do Grupo Especial de Buscas, (GEB/5ºBPM), comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar (Porecatu), comandante da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária em Londrina, subcomandante do Batalhão de Polícia Rodoviária em Curitiba, subcomandante e comandante do 15º BPM (Rolândia), comandante do 18º BPM (Cornélio Procópio), comandante do 5º BPM (Londrina), diretor de Pessoal da Polícia Militar do Paraná (Curitiba), comandante do Policiamento do Interior da Polícia Militar em Curitiba, (CPI), diretor geral (Subsecretário) da Secretaria de Segurança do Estado do Paraná (entre 2004 e 2010). Guimarães tem 61 anos, nasceu em Centenário do Sul e reside em Londrina há 36 anos.
Foto: N.com