Biblioteca Vila Nova informa programação de férias
Projeto “Gibilândia” visa incentivar a leitura das crianças também nas férias escolares
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Cultura, informa que a Biblioteca Ramal Vila Nova nos meses de janeiro e fevereiro tem uma programação diferente nas férias. Nestes dois meses, a biblioteca ficará aberta das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.
O projeto “Gibilândia” disponibiliza 920 gibis para a leitura de crianças e demais interessados nos quadrinhos. “A leitura é uma das melhores formas de conhecer o mundo. Incentivá-la é uma porta que você pode abrir para o conhecimento”, afirma a secretária de Cultura, Solange Batigliana.
A iniciativa teve início desde a fundação da biblioteca, 1996. O objetivo é fazer com que as crianças continuem a manter o hábito da leitura além do período escolar. A bibliotecária Jane Marcucci ressalta a importância do projeto. “Ler é tudo. Faz parte da formação e informação do indivíduo. Sempre fazemos uma programação para incentivar a leitura. Desde a “Doce leitura”, que consiste em a criança pegar um livro de forma livre nas estantes e após a leitura contava a história para os demais. Ao final era presenteada com um doce. Depois nós selecionávamos alguns títulos para as crianças lerem e logo após fazíamos perguntas sobre eles”.
A leitura preferida durante as férias das crianças é a “Turma da Mônica”. Por isso, apenas as personagens de Maurício de Sousa são encontrados nesse local. A bibliotecária responsável disse que títulos da Marvel, DC Comics como Batman e Homem-Aranha, por exemplo, serão encontrados em outras bibliotecas, que segundo ela.
Além do projeto “Gibilândia”, a biblioteca oferece desenhos para colorir, jogos e internet para as crianças se divertirem nessas férias. Para o público adolescente e adulto prossegue a programação normal e com os títulos das mais variadas categorias.
Quem tiver o cadastro na biblioteca, poderá emprestar o gibi para leitura em casa. Àqueles que não possuem o registro, deverão realizar a leitura apenas na biblioteca que fica na rua Purus, 45, Vila Nova.