Destaques

Encontro inédito reúne 130 trabalhadores operacionais da Assistência Social

Objetivo foi demostrar a importância do trabalho destas pessoas para o exercício da cidadania e da proteção social, nas famílias mais vulneráveis

Foto: Vivian Honorato

Pela primeira vez, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) parceiras da Prefeitura de Londrina reúnem cerca de 130 trabalhadores operacionais que atuam nos serviços vinculados à Proteção Social Básica e à Proteção Social Especial, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), na sede da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel).

Participaram trabalhadores que atuam em áreas como cozinha, limpeza e serviços gerais, manutenção, bem como motoristas, seguranças, entre outros. O objetivo foi acolher os trabalhadores e demostrar a importância do trabalho realizado por eles para o exercício da cidadania e da proteção social, nas famílias mais vulneráveis.

Foto: Vivian Honorato

Segundo a secretária municipal de pasta, Jacqueline Marçal Micali, a iniciativa é inédita e visa reafirmar a importância destes trabalhadores para o público mais vulnerável. “Estas pessoas participam da vida das famílias que chegam aos acolhimentos, porque fazem a limpeza e manutenção destes locais, a comida, o motorista as leva para o hospital e outros locais, enfim, elas têm contato direto com crianças e adultos. O encontro foi preparado com muito amor, eles chegaram e já encontraram a foto de cada um no jardim, participaram de um círculo restaurativo e de um almoço muito especial”, enfatizou.

O auxiliar de manutenção do Núcleo Evangélico Social de Londrina (Nuselon), Paulo Rogério Fiori, participante do encontro, avalia que a ação é muito importante para ambientá-los a respeito do que acontece no sistema SUAS e sobre as providências tomadas em todo o processo de acolhimento e cuidado à criança, adolescente e pessoas em situação de rua. “Entender que fazemos parte de um grande processo de acolhimento às pessoas em vulnerabilidade é muito importante para nós, trabalhadores”, disse.

Tainá Vanessa Camargo, que atua na área de serviços gerais do Centro Esperança Por Amor Social (Cepas), afirmou que o encontro foi esclarecedor. “Na área que eu trabalho, de serviços gerais, temos muito contato com as crianças, escutamos muitos relatos, então é bom nós sabermos os órgãos aos quais devemos repassar estas informações para ajudá-las. As crianças se sentem seguras com a tia da limpeza, a tia da cozinha, por isso, muitas vezes, acabam relatando para nós as situações que estão vivendo”, contou.

Cristiele de Lopes Camargo, auxiliar de limpeza da Guarda Mirim. Foto: Vivian Honorato

Outra trabalhadora, Cristiele de Lopes Camargo, auxiliar de limpeza da Guarda Mirim, compartilha da mesma ideia dos colegas. Segundo ela, a iniciativa é muito importante para que eles possam se sentir pertencentes ao Sistema Único de Assistência Social. “Achei o encontro maravilhoso, nunca achei que fossemos receber um acolhimento tão bom quanto esse. Foi muito gratificante”, contou.

Fotos: Vivian Honorato

O prefeito de Londrina, em exercício, João Mendonça, participou do almoço com os trabalhadores. Na oportunidade, ele agradeceu o trabalho prestado no município nos serviços vinculados à Proteção Social Básica e à Proteção Social Especial. “As atividades que estas pessoas prestam são fundamentais para a sociedade. Deixo registrado, também, os meus parabéns pelo belíssimo trabalho que a Secretaria Municipal de Assistência Social vem realizando em Londrina”, apontou.

A programação contou com as seguintes atividades, desde às 8h: Acolhida com café da manhã, apresentações culturais; e exposição Varal das fotos desses profissionais; Diálogo sobre o Sistema Único de Assistência Social com a Secretária Municipal de Assistência Social; Círculo de Diálogos: conhecendo a estrutura e refletindo sobre as ofertas de proteção social no SUAS; Atividade cultural; Entrega de cartas escritas por usuários dos serviços socioassistenciais especialmente para esses profissionais; Almoço de integração; Apresentação do Coral do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos: Unidade Irmãs de Bethânia.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos