Ônibus, trem e rodovia são prioridades da região
São eles: integração do transporte coletivo e subsídio da tarifa do transporte urbano; Trem Pé Vermelho e duplicação da PR-445 de Mauá até a divisa com São Paulo
O prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, e os outros 16 prefeitos de municípios da região norte do Paraná estabeleceram os três pontos prioritários da agenda regional durante encontro realizado hoje (21) pela manhã. A integração do transporte coletivo e o subsídio da tarifa do transporte; a duplicação da PR-445 de Mauá até a divisa com São Paulo; e a viabilização do Trem Pé Vermelho entraram na agenda regional como principais pontos de reivindicação. A próxima reunião entre os governantes está marcada para dia 18 de fevereiro, na sede da Coordenação da Região Metropolitana de Londrina (Comel).
De acordo com Kireeff, a integração do transporte coletivo entre os municípios vizinhos exige uma atuação operacional das cidades e tem um aspecto reivindicatório que exige um marco regulatório estadual. Já o subsídio do transporte coletivo está vinculado a esta deliberação e a intenção é que haja isonomia com o subsídio praticado na região metropolitana de Curitiba.
O “Trem Pé Vermelho” também está na agenda e trata da viabilização de um trem da Região Metropolitana de Maringá até a Região Metropolitana de Londrina. Segundo o prefeito de Londrina, estes três assuntos já estão na agenda regional e serão apresentados amanhã (22) ao governador do Estado, Beto Richa.
“A intenção é sensibilizar as autoridades estaduais e federais demonstrando que realmente há um entendimento dos temas que são importantes para o desenvolvimento da região. Pois, a partir do momento em que 18 municípios avaliam o assunto como prioritário, isso ganha peso para a inclusão da agenda estadual e federal”, explicou Kireeff.
Outros temas apresentados pelos prefeitos estão sendo encaminhados para entidades competentes como, por exemplo, as questões relacionadas à segurança foram encaminhadas ao Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) e os assuntos relativos à saúde, ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (Cismepar).
Para o prefeito de Tamarana, Paulino de Souza, é importante se agregar às reivindicações das cidades vizinhas. “Tamarana tem 12.500 habitantes e sozinha não conseguiremos nada. Se unir ao prefeito Kireeff e aos demais é de suma importância, porque somos emancipados há 16 anos e, grande parte, da nossa estrutura pública é herança do município de Londrina. E com a união dos municípios teremos mais força para reivindicar junto com o governo estadual e com o federal melhorias para nossa cidade”, disse Souza.
Os temas que são estruturantes e com perfil claramente reivindicatório junto ao governo estadual e federal serão incorporados à agenda. Foram convidados para o encontro os prefeitos de Alvorada do Sul, João Carlos Peres; Apucarana, Carlos Alberto Preto; Arapongas, Antônio José Beffa; Assaí, Luiz Alberto Vicente; Bela Vista do Paraíso, João de Sena Teodoro Silva; Cambé, João Dalmácio Pavinato; Ibiporã, José Maria Ferreira, Florespolis, Onício de Souza, Jaguapitã, Ciro Brasil Rodrigues de Oliveira e Silva; Jataizinho, Élio Batista da Silva, Pitangueiras; Antônio Edson Kolachinski; Primeiro de Maio, Daniel Renzi; Rolândia, João Ernesto Lemann; Sabáudia, Edson Hugo Manueira; Sertanópolis, Aleocídio Balzanelo; de Tamarana, Paulino de Souza, e o coordenador da COMEL, Victor Hugo Dantas.
Fotos: N.com