Destaques

Prefeitura de Londrina realiza descompactação do gramado do Estádio do Café

Entre os serviços executados, estão a descompactação do campo, aeração, controle de plantas invasoras, adubação e fertilização do solo

A Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes (FEL), deu início ao serviço semestral de descompactação do gramado do Estádio Municipal Jacy Scaff, o Estádio do Café. As atividades começaram na última quarta-feira (24) e, segundo cronograma estabelecido pela FEL, os serviços de manutenção do gramado, que incluem aeração, top dressing e fertilização, devem ser concluídos até o final do mês de dezembro. O objetivo é liberar o Estádio antes da abertura da temporada 2023, com estreia do Londrina no Campeonato Paranaense marcada para o dia 15 de janeiro.

Foto: FEL / divulgação

O diretor-presidente da FEL, Marcelo Oguido, adiantou que, no próximo ano, a Fundação pretende abrir chamamento público para contratação de uma empresa responsável por cuidar exclusivamente do gramado do Estádio do Café para garantir o atendimento das normas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). “Pretendemos abrir este chamamento, em janeiro, e contratar uma empresa profissional que assuma a função de cuidar do gramado. Em 2021, a Prefeitura fez uma licitação e contratamos a empresa que, atualmente, está fazendo a manutenção do gramado”, antecipou.

A licitação citada pelo presidente da FEL é o Pregão nº 126/2021, em que a empresa Grastecno Gramados, Paisagismos e Serviços foi selecionada para realizar os serviços de manutenção, com valor de R$ 34.000,00. Os trabalhos contratados incluem a descompactação e aeração do gramado; corte vertical, para eliminar colchão de grama e regularizar o piso; controle de pragas; top dressing, que envolve a distribuição de calcário, composto orgânico de turfa esterilizada, calcário, adubo NPK, além da retirada de entulhos. “Lembrando que, para manter o alto nível do gramado, são necessárias ao menos duas descompactações por ano”, disse Oguido.

Segundo o engenheiro agrônomo e diretor da Grasstecno, Denis Renaux, já foram realizados, até o momento, os serviços de descompactação e aeração do gramado; corte vertical do gramado e de adubação com areia. Ele explicou que o corte vertical é feito para regularizar o piso e tirar o excesso de grama. “Já a descompactação do gramado é essencial para que o solo do estádio seja oxigenado, fazendo também com que as raízes das gramas recebam água e oxigênio. Também já executamos o processo de adubação com areia e de controle de plantas daninhas. Nos próximos dias, estaremos realizando a fertilização do solo, o nivelamento e a cobertura do gramado e, por fim, a demarcação e os acabamentos finais”, destacou.

A Grasstecno é uma das maiores empresas do segmento em atividade do Brasil, presente no mercado há mais de 20 anos. Entre seus clientes mais renomados, estão o Clube Athletico Paranaense e o Coritiba Football Club, além de outros órgãos públicos.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos