Cidadão

Atendimento da Ouvidoria da Saúde será absorvido pela OGM de Londrina

A pessoa que liga no telefone O 0800 400 1234, está sendo direcionado para a equipe da Ouvidoria Geral do Município, que está absorvendo as demandas do órgão, respeitando os regramentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde

A partir esta quinta-feira (01/12), a Prefeitura de Londrina, através da equipe da Ouvidoria-Geral do Município (OGM), estará absorvendo as demandas telefônicas da Ouvidoria da Saúde, realizadas por meio do número 0800 400 1234. A medida faz parte do processo de reestruturação das ouvidorias no Município.

Segundo o Ouvidor-Geral do Município, Alexandre Sanches Vicente, com a aposentadoria de um servidor do órgão na Autarquia Municipal de Saúde e a ausência de outro por questões particulares, o órgão ficou basicamente desassistido. Desta forma, a OGM já estava absorvendo os atendimentos do setor. “Agora, vamos centralizar na Ouvidoria-Geral do Município estas demandas, fazendo a triagem e conversando com a comunidade a respeito e orientando qual caminho tomar, quando o caso não for de ouvidoria”, explicou.

Os casos de Saúde que chegarem até a OGM serão analisados e distribuídas para o órgão, que providenciará as respostas dentro dos prazos previstos pelas legislações de ouvidorias públicas. Para não desassistir a Autarquia de Saúde, que tem regras próprias emitidas pelo Ministério da Saúde, a equipe da OGM tem estudado e se aprofundado nas temáticas referentes à pasta. “O telefone 0800 400 1234 está afixado em todas as unidades de Saúde do Município, sendo o principal canal de comunicação com a Ouvidoria. Porém, também há o 162, que já funciona na Ouvidoria-Geral e que também pode ser utilizado pela população”, informou.

Nos atendimentos, o cidadão terá que informar nome, CPF, um telefone e/ou email para contato. A equipe da OGM vai acolher a demanda e emitir um protocolo de atendimento, o qual o solicitante poderá acompanhar a tramitação e obter mais informações a respeito de seu pleito. “A principal mudança é que na sede da Autarquia de Saúde não haverá mais o atendimento presencial dos casos de Ouvidoria. O atendimento é todo pela Ouvidoria-Geral do Município, que está capacitada e preparada para estas demandas”, afirmou.

O atendimento da Ouvidoria-Geral do Município é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h45 pelos telefones 0800 400 1234 e 162 (este número específico para todas as secretarias). Também pode atender presencialmente, no saguão térreo da Prefeitura, também nos mesmos dias e horários já mencionados. Caso cidadão desejar, poderá protocolar a sua demanda na página da OGM no portal da Prefeitura de Londrina (www.londrina.pr.gov.br), clicando no formulário específico. Este serviço funciona 24h, todos os dias da semana.

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