Operação “Educação e Saúde contra dengue” divulga resultados
Iniciativa contemplou escolas municipais, estaduais, particulares, além dos Centros de Educação Infantil; cerca de 130 mil alunos foram beneficiados
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou hoje (18) o resultado da primeira etapa da operação “Educação e Saúde contra a dengue”. No trabalho, realizado em parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação, foram inspecionadas 190 instituições de ensino. Em 31 escolas os agentes de endemias encontraram larvas de mosquitos. Desse número, 28 unidades tiveram confirmados os focos do Aedes aegypti.
Todos os focos encontrados nas escolas foram destruídos pelos agentes e em seis colégios onde a presença de mosquitos adultos foi maior, a equipe dispersou inseticida. Os materiais que poderiam acumular água das chuvas também foram recolhidos durante as visitas.
Os técnicos inspecionaram 92 escolas particulares; seis instituições de ensino para pessoas com necessidades especiais; 69 colégios estaduais e 23 escolas particulares que são conveniadas ao Estado. Em 6,5% das escolas particulares, os agentes de endemias encontraram focos da dengue, assim como em uma escola para pessoas com deficiência, em 19 colégios estaduais e em duas instituições conveniadas.
De acordo com o coordenador de Endemias, Elson Belisário, o resultado encontrado já era esperado, devido o período de férias e recesso que as escolas passaram no final de ano. “Os colégios permaneceram fechados de 40 a 60 dias, por isso a iniciativa foi fundamental. Ela ajudou a minimizar a proliferação do mosquito da dengue e deu mais segurança aos alunos e funcionários das instituições. A partir de agora todas as escolas contam com pelo menos um cuidador, que é a referência da saúde e que ajudará a cuidar do espaço”, destacou.
Na quinta-feira (14) e na sexta-feira (15), os técnicos vistoriaram as escolas municipais, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e os Centros de Educação Infantil (CEIs). O resultado da operação deve ser divulgado até o final desta semana, quando os exames laboratoriais ficam prontos e o Setor de Epidemiologia divulgará o relatório completo.
Com a iniciativa, cerca de 130 mil alunos foram beneficiados, sendo que 38.622 são da rede municipal, aproximadamente 65 mil da rede estadual e 25 mil de escolas particulares.
Foto Arquivo