Rodrigo Garcia Lopes lança “Canções do Estúdio Realidade”
O poeta, tradutor e compositor lança álbum de músicas inéditas interligando música, voz e poesia
Com apoio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), o artista Rodrigo Garcia Lopes lança seu mais recente álbum no próximo fim de semana. No dia 23 de fevereiro, às 11h, ele estará no programa “Faixa a Faixa”, na rádio UEL apresentando o novo trabalho. Depois de doze anos do disco Polivox, chega o “Canções do Estúdio Realidade”. O álbum conta com 12 faixas e uma série de parceria com artistas da cena alternativa londrinense.
O disco traz sonoridades da música negra americana, brasileira e instrumental, com produção e arranjos do multi-instrumentista André Siqueira. Do jazz ao funk, passando pela música erudita, rap, balada, afoxé, blues e folk, permeiam a voz e violão de Garcia Lopes que aprofunda neste álbum a inter-relação entre música, voz e poesia. O encarte teve o projeto gráfico de Marcos Losnak, arte final de Beto, e fotos de Elisabete Ghisleni.
De acordo com a diretora de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Carolina Terciotti, é importante o apoio da Prefeitura de Londrina na produção de obras de artistas londrinenses. “O projeto fez parte do edital de Projetos Independentes com recursos de R$28.500. Essa iniciativa mostra o apoio e a divulgação do município para produção de artistas locais”, afirmou.
Garcia Lopes afirmou que foi fundamental o incentivo financeiro do Promic. “Sem esse apoio não teria sido possível viabilizar o projeto. Eu não teria conseguido executar esse trabalho e a comunidade não teria acesso aos 1.000 exemplares produzidos deste álbum”.
Paralelo aos shows de lançamento do disco pelo Brasil, a cada mês será disponibilizada uma faixa do disco para download gratuito no site do autor http://rgarcialopes.wix.com/site.
Breve Histórico
Rodrigo Garcia Lopes é autor dos livros de poemas Solarium (1994), Visibilia (1997), Polivox (2001) e Nômada (2004), das traduções de Folhas de Relva (Walt Whitman) e Iluminuras (de Arthur Rimbaud, com Maurício Arruda Mendonça), entre outros. Há dez anos edita, com Marcos Losnak e Ademir Assunção, a revista de arte e literatura Coyote. Tem poemas incluídos nas antologias Os Cem Melhores Poemas Brasileiros do Século 20, organizado por Ítalo Moriconi, Esses Poetas (de Heloisa Buarque de Hollanda), Antologia Comentada da Poesia Brasileira do Século 21, de Manuel da Costa Pinto e Roteiro da Poesia Brasileira dos Anos 90, organizado por Paulo Ferraz.
Foto: Divulgação