Município adere ao Consórcio Intergestores Paraná Saúde
Durante assinatura da Lei 11.807, os representantes do Ministério da Saúde anunciaram a entrega de duas ambulâncias básicas para a cidade
A partir de hoje (21), a Prefeitura de Londrina integra o Consórcio Intergestores Paraná Saúde. A participação da cidade deu-se a partir da assinatura da Lei Municipal 11.807, feita pelo prefeito Alexandre Lopes Kireeff, às 9h, em seu gabinete. Durante o encontro, os técnicos do Ministério da Saúde (MS) anunciaram a disponibilização de duas novas ambulâncias básicas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional.
Agora, Londrina passa a integrar o consórcio, com mais 388 municípios paranaenses, que permite aquisições mais ágeis de medicamentos de atenção básica e melhores condições econômicas para a compra desses remédios. Isto é válido para os municípios de todos os portes.
De acordo com o prefeito, unir-se ao consórcio é positivo para a cidade principalmente em três pontos. “Participar do consórcio gerará impacto estratégico, primeiramente, dando agilidade ao processo de aquisição de medicamentos, em segundo, surtirá uma economia financeira dada a grande quantidade de remédios que são comprados ao mesmo tempo e, por último, desafogará o processo licitatório da Secretaria de Gestão, em relação à área da saúde”, explicou.
Durante a assinatura da lei, os técnicos do Ministério da Saúde colocaram à disposição do Município duas novas ambulâncias básicas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Regional. Segundo o supervisor de Articulação de Redes, da Secretaria de Ações em Saúde, Luiz Carlos Cazarim, o Ministério da Saúde vai disponibilizar, a partir da próxima semana, o termo de cessão das ambulâncias que deve ser assinado pelo Município. Com isso, os veículos devem chegar à cidade em 15 dias.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, a intenção é que até junho a Secretaria possa contar com cerca de 10 ambulâncias. “Em janeiro estávamos com apenas uma ambulância em funcionamento e, hoje, contamos com cinco e outras estão na oficina para serem consertadas”, disse.
Os apoiadores do MS estão na cidade para acompanhar os trabalhos de implementação das redes temáticas de atenção à saúde. Hoje, às 14h, eles estarão no auditório do Hospital da Zona Norte, localizado na rua Cegonha, 200, Conjunto Violin. O encontro reúne representantes da Secretaria Municipal de Saúde e diversas entidades hospitalares de Londrina e região, que debaterão sobre a Rede Cegonha, Rede de Atenção às Urgências e Emergências, de Atenção Psicossocial, de Cuidados à Pessoa com Deficiência e Propedêutica e Terapêutica para portador de afecções Reno cardiovasculares e demais agravos e Rede de Ações e Serviços de Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama e Câncer do Colo de Útero.
Fotos: N.com