Cidadão

Guardas municipais participam de curso de Controle de Distúrbios Civis em SP

Do total de 30 participantes, 14 se formaram, dos quais dois são da Guarda Municipal Londrina

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM), enviou dois servidores da instituição para participar de um curso de Controle de Distúrbios Civis (CDC) na cidade de Araras, interior de São Paulo. A instrução aconteceu entre os dias 21 e 30 de novembro, nas dependências da Divisão de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Guarda Civil Municipal de Araras.

Ao todo, participaram da capacitação guardas municipais de 17 cidades de cinco estados. Inicialmente o curso teve 53 inscrições, das quais 30 foram efetivadas e 14 conseguiram concluir a formação, dentre eles os guardas Jeferson e Hanriete da cidade de Londrina. A carga horária total do curso foi de 200 horas em sistema de internato. As disciplinas são organizadas por instrutores guardas municipais de várias cidades do Brasil, com especialidade em Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO), Choque, entre outros órgãos de segurança pública parceiros.

Os participantes estudaram 15 matérias, sendo Conduta patrulha, Atendimento Pré-Hospitalar Tático, Direção Policial, Defesa Pessoal, Imobilização tática, Algemação, Sobrevivência eXército, Aplicações Táticas, Tecnologia Menos Letais, Choque rápido, Choque Ligeiro, Choque Convencional, Oficina Calibre 12, Gerenciamento de Crise e Disparo Real e Tático.

De acordo com o coordenador-geral do curso, Paulo Libanio Júnior, que é guarda civil municipal na cidade de Franco da Rocha, no estado de São Paulo, quem passa por esse curso pode aplicar as técnicas para os demais membros das instituições. “A capacitação iniciou com 30 alunos de 53 inscrições, dos quais apenas 14 se formaram. Nesse curso todos são levados ao extremo nas atividades físicas, psicológicas e técnicas. Os formados se formam instrutores e multiplicadores de todas as matérias, para poder levar às suas corporações o que aprenderam. A participação dos guardas municipais nas instruções é de extrema importância, pois mostra a capacidade que as guardas civis municipais possuem”, pontuou.

Por meio da capacitação, os guardas municipais formados estão aptos para multiplicar os conhecimentos e técnicas que aprenderam para os demais servidores da Defesa Social de Londrina, por meio do CFGM, para que sejam aprimoradas as técnicas de controle de distúrbios civis, a fim de garantir a ordem pública.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos