Centro do Idoso divulga programação do mês de março
Atividades de artesanato, legislação e cuidados com a pessoa idosa estão entre as atividades realizadas
Hoje (4), haverá uma oficina de miçangas de revistas para colares e pulseiras, a partir das 14h. A novidade será que a técnica será ministrada pela idosa Eva Romero Ortiz participante do grupo de convivência do jardim Interlagos, acompanhada da servidora Elsie Almeida. Foram preenchidas as 18 vagas para pessoas com 60 anos ou mais. As atividades acontecem no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Miguel Quesada, que fica na rua Gabriel Matokanovic, n° 260, jardim da Luz.
A secretária do Idoso, Maria Inês Barroso, afirmou que o objetivo dessas ações é potencializar, socializar os talentos e conhecimentos dos idosos. “O objetivo maior da Secretaria é dar qualidade de vida para os idosos. Promover ações preventivas para mantê-los ativos proporcionando saúde e bem-estar. Uma vez que repassando seus conhecimentos a outros idosos, eles aprendem novas atividades, proporcionando benefícios decorrentes de uma atividade em grupo.”
Outra atividade será realizada no dia 8 de março, dia que se comemora o Dia internacional da mulher, com a realização da palestra “Cuidado com a saúde da Mulher Idosa”. O evento faz parte das comemorações da Semana da Mulher, contando com a parceira do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Londrina. Os convidados irão abordar os temas diabetes, hipertensão, saúde bucal e haverá sessões de massoterapia.
Nos dias 15 e 22 de março será ministrado a partir das 14h, o curso “Saber para Reagir, de Mulher para Mulher”, destinado a mulheres com 60 anos ou mais. Trata-se de uma parceria da Secretaria do Idoso com a Associação Londrinense Interdisciplinar (ALIA), com apoio da Secretaria de Saúde do Paraná (SESA/PR). O objetivo é promover a saúde através da consciência do auto cuidado e cuidado do outro, construindo estratégias que promovem cidadania a pessoa idosa. Os temas trabalhados no curso serão a valorização e vulnerabilidade feminina, sexualidade e prevenção de DSTs, promoção à saúde e auto cuidado e empoderamento feminino com relação às políticas públicas.
As atividades continuam no mês de abril, sempre as sextas-feiras, nos dias 5,12 e 19. Serão realizados cinco encontros com duração de 4 horas cada, totalmente gratuito, incluindo lanche e ao final um certificado de participação de 20 horas. As interessadas devem entrar em contato pelo telefone 3337-8816 ou pessoalmente no Centro de Convivência da Pessoa Idosa Miguel Quesada.
Outra atividade que terá inscrições abertas neste mês é a “Oficina de direitos previdenciários e tipos de aposentadoria”. São 10 vagas destinadas a pessoas com 60 anos ou mais que desejam informações sobre aposentadorias e benefícios do INSS. Após o fechamento da turma será marcada data e horário da oficina.
A atividade será realizada em quatro etapas, onde serão conhecidas as demandas, realizadas orientações, e até será realizado preenchimento de formulários necessários para atendimentos no INSS, agendamentos na previdência social, encaminhamento aos escritórios gratuitos de advocacia das universidades e faculdades, entre outros encaminhamentos necessários.
As inscrições poderão ser feitas através do telefone (43) 3337-8826, ou pessoalmente no Centro de Convivência da Pessoa Idosa.