Cidade

Ações municipais concorrem ao Prêmio JL 2013

Os trabalhos indicados são o Comitê de Aleitamento Materno de Londrina (Calma), a Escola Municipal de Teatro (EMT) e o Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel

Três projetos ligados à administração municipal concorrem ao Prêmio JL – Nossa Gente de Londrina 2013. São eles:  Comitê de Estímulo ao Aleitamento Materno de Londrina (Calma) coordenado pela enfermeira Lilian Poli de Castro, da Secretaria Municipal de Saúde; a Escola Municipal de Teatro de Londrina (EMT), que recebe incentivo do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Secretaria Municipal de Cultura e o Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel.

O Prêmio está em sua terceira edição e tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido por londrinenses em diversas áreas de atuação e servir de incentivo para que novas ações sejam realizadas. O vencedor de cada categoria será escolhido em votação no site do Jornal de Londrina até o dia 31 de março. O voto virtual deverá ser realizado através do site www.jornaldelondrina.com.br Não existe limite de votos por pessoa.

Calma

O Comitê Municipal de Aleitamento Materno (Calma) é coordenado pela enfermeira Lilian Poli de Castro, da Secretaria Municipal de Saúde. O Comitê existe desde 1994 e é formado por 19 instituições de assistência, ensino e pesquisa sendo públicas, privadas, ou filantrópicas. Oferece apoio a instituições de saúde com relação à implementação de ações de promoção, proteção e manejo do aleitamento materno, a fim de diminuir o número de mortalidade infantil e de doenças relacionadas ao desmame incorreto.

Como resultado do trabalho, o índice de aleitamento materno em Londrina cresceu significativamente. Em 2002, o índice de aleitamento materno exclusivo de zero aos seis meses era de 21%. Em 2008 saltou para 33,8% e em 2010 chegou a 40,5%. O trabalho do Calma destacou também a cidade no cenário nacional. Em 2007, um grupo de profissionais de saúde de Londrina foi convidado a criar a Rede Amamenta Brasil, implantada nacionalmente.

Para a coordenadora do Calma, a enfermeira Lilian Poli, a indicação para o prêmio é o reconhecimento do trabalho. “A indicação para o prêmio, traz o reconhecimento do nosso trabalho. É um incentivo para continuarmos realizando ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no município. A mulher que amamenta, assim como a família, necessitam de uma Rede de Atenção à Saúde que ofertem atenção contínua e integral e o Calma pode contribuir, e muito, na efetividade desta Rede.”

Teatro

A Escola Municipal de Teatro (EMT) foi criada em 1995. Já fez mais de 60 espetáculos. Além dos alunos regulares, a escola realiza trabalhos especiais com grupos da periferia, adolescentes com privação de liberdade, idosos e pessoas com necessidades especiais. Muitos alunos que se formam na escola transformam a atividade artística em profissão.

O curso oferecido pela escola é dividido em três etapas, realizadas em dois anos. Em 2012, a Eacola realizou sete montagens, que foram assistidas por mais de 15 mil pessoas, em apresentações em Londrina e cidades do Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Rio Grande do Sul. No ano passado se formaram 800 alunos no local.

O coordenador da EMT, Silvio Ribeiro, destacou a importância da indicação. “Desde o início a Escola vem buscando se estabelecer como base da linguagem teatral na cidade. Antes da escola, era impossível o ator londrinense pensar em profissionalização. A indicação ao Prêmio só confirma que estamos no caminho certo e nos incentiva a melhorar cada vez mais, além de ser um encorajamento maior na luta pela escola técnica profissionalizante.”

Sercomtel

O Comitê de Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel existe há 20 anos. O grupo já construiu 64 casas para famílias carentes, realizou reformas em diversas creches e também construiu a Casa de Apoio do Instituto do Câncer. O comitê também criou o Instituto Flávia Cristina com foco no atendimento de crianças com deficiência física e mental, na área de educação e fisioterapia.

Em 2012, o comitê finalizou a reforma e ampliação na creche Menino Jesus, possibilitando o atendimento de mais 170 crianças. Outro trabalho de destaque é o treinamento de inserção no mercado de trabalho de pessoas de baixa renda, sendo que 90% dos formandos já saíram empregados nas profissões de padeiro e confeiteiro. Os recursos para as ações são oriundos de doação de parte do valor do ticket refeição dos funcionários da telefônica.

A presidente do Comitê da Solidariedade dos Funcionários da Sercomtel, Sonia Yuriko Tanaka Hirasaki, espera que a indicação seja um incentivo para que mais empresas tenham esta iniciativa. “Para nós é uma alegria e um reconhecimento de um trabalho voluntário que realizamos com o intuito de ajudar pessoas que necessitam. O nosso salário é ver o sorriso das pessoas beneficiadas. Se mais empresas tivessem essa iniciativa com certeza teríamos uma cidade muito melhor”, ressaltou.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos