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Projeto musical retoma atividades na próxima semana

“Um canto em cada canto” está em sua 12ª edição e já atendeu cerca de 7.000 crianças de todas as regiões da cidade

“Um canto em cada canto” está em sua 12ª edição e já atendeu cerca de 7.000 crianças de todas as regiões da cidade

O projeto musical “Educação Musical Através do Canto Coral – Um canto em cada canto” retoma suas atividades na próxima semana. As aulas acontecem em 11 escolas do Município. A ação, desenvolvida pela Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação, é contemplada pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC). Aproximadamente 7.000 crianças já foram atendidas pelo projeto. As aulas são realizadas nas terças, quartas e quintas, uma vez por semana, com duração de uma hora e meia cada uma.

O projeto teve início no ano de 2002 em seis escolas municipais. Em sua 12ª edição, no ano de 2013, o projeto acontece em 11 escolas municipais, pertencentes a diferentes regiões de Londrina. As escolas em que é oferecido o curso de canto-coral, no período da manhã, são as unidades escolares: Anita Garibaldi, Carlos Kraemer,  Zumbi dos Palmares Carlos Dietz, David Dequech, Hikoma Udihara, Leônidas Sobriño Porto, Professor Moacyr Teixeira, Noêmia A. G Malanga. No período da tarde recebem as aulas as escolas San Izidro e Maria Carmelita.

A secretária de Educação, Janet Thomas, destaca que o projeto vai além dos conhecimentos musicais. “Um projeto como esse desenvolve a formação integral do ser humano. Várias habilidades e competências são estimuladas através da música, como disciplina, concentração, além do ensino musical ter uma forte ligação com a matemática”, afirmou.A secretária de Educação, Janet Thomas, destaca que o projeto vai além dos conhecimentos musicais. “Um projeto como esse desenvolve a formação integral do ser humano. Várias habilidades e competências são estimuladas através da música, como disciplina, concentração, além do ensino musical ter uma forte ligação com a matemática”, afirmou.

A coordenadora do projeto, Oleide Lelis, afirma que a iniciativa auxilia na formação do processo de formação geral das crianças. “O canto em grupo contribui para uma maior socialização dos alunos, modificando seu comportamento e elevando sua autoestima, permitindo que interajam positivamente na própria comunidade em que vivem. As crianças começam a ter consciência da sua importância e da responsabilidade dentro do próprio grupo, submetendo-se a uma direção sem perda da personalidade.” ressaltou

A coordenadora destaca que o contato com a música tem permitido a vivência dos parâmetros musicais estimulando uma série de comportamentos, como disciplina no ouvir, facilidade de expressão dos sentimentos, habilidade motora, domínio próprio, criatividade, autoestima, atenção, concentração, socialização, e ainda serve de guia de integração entre as outras áreas do currículo escolar.

Planejado com o intuito de funcionar como um projeto-piloto para tentar implantar a educação musical através do canto coletivo em escolas públicas do Município, o projeto atende aproximadamente 600 a 700 crianças anualmente. São sete monitores, regentes e tecladistas, que se revezam em ensaios semanais em cada uma das escolas. As professoras são Ana Paula Miqueletti, Carla Nishimura, Cleciane Pugsley, Elaine Pelegrini, Élbia Lopes, Gilcene Fraga, Gisele Diniz, com assessoria artística de Lucy Schimiti e coordenação de Oleide Lelis.

Fotos: Luiz Jacobs.

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