Destaques

Prefeitura solicita incentivos para setor de pesca

Iniciativa prevê planejamento para fomentar o consumo e cultivo de peixes na cidade

Iniciativa prevê planejamento para fomentar o consumo e cultivo de peixes na cidade

Uma reunião para discutir incentivos para o setor de aquicultura na cidade de Londrina foi realizada hoje (15), no gabinete do prefeito. O encontro teve por objetivo levantar solicitações para fomentar o consumo e cultivo de peixes no Município e setor aquicultor. Estiveram presentes representantes da Prefeitura de Londrina, Governo Federal, Câmara de Vereadores, Associação Norte Paranaense de Aquicultores, Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, ressaltou que com essas iniciativas pretende incentivar o consumo de peixe na cidade. Ele destacou que no Brasil, esse produto é menos consumido do que a carne bovina e de frango. “Nós iremos tomar medidas estratégicas, pois, temos um potencial fantástico para crescer.”

O prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, ressaltou que com essas iniciativas pretende incentivar o consumo de peixe na cidade. Ele destacou que no Brasil, esse produto é menos consumido do que a carne bovina e de frango. “Nós iremos tomar medidas estratégicas, pois, temos um potencial fantástico para crescer.”A prefeitura de Londrina pretende pleitear 11 itens para melhorias no planejamento do setor de pesca. Entre eles aquisição e alocação de uma despolpadeira de peixe, que serve para aproveitar o que não é utilizada para o filé e ser utilizado na merenda; financiamento da construção do mercado do peixe, dividido em 3 seções, frigorífico, mercado e gastronomia e também mudar a qualificação contratual do motorista de caminhão do peixe de carteira de habilitação D para C.

O grupo destacou a necessidade de financiamento de pesquisas de opinião sobre o mercado de peixes em Londrina; publicação de um livro com receitas de peixes, em parceria com a Unifil; edição de folhetos e folders para distribuição; financiamento do projeto e execução da comunicação visual do caminhão do peixe.

Outra demanda apresentada é apoio ao negócio de peixes ornamentais; aquisição e cessão de retroescavadeiras, pá carregadeira e caminhões; financiamento de treinamento na cadeia de aquicultura e peixamento dos lagos Igapó, Cabrinha e Norte.

O documento foi encaminhado ao Ministério da Pesca, apresentado ao deputado federal Oliveira Filho e demais presentes. O deputado afirmou que dará total apoio às reivindicações da cidade de Londrina. “É interesse que Londrina seja esse polo no setor pesqueiro. Gerando assim empregos direta e indiretamente, diminuindo problemas sociais com o incentivo da pesca familiar.”

Fotos: Núcleo de Comunicação.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos