Destaques

Prefeitura cria comitê gestor para combate ao crack

O grupo será formado por representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Defesa Social e gabinete do prefeito

O grupo será formado por representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Defesa Social e gabinete do prefeito

O prefeito Alexandre Kireeff assinou ontem (14), em seu gabinete, o Decreto de nº 289, que institui o Comitê Gestor do Município de Londrina para o Programa “Crack é Possível Vencer” do Governo Federal. O grupo será formado por representantes das secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação e Defesa Social e ainda do gabinete do prefeito. O grupo tem a incumbência de traçar um plano de ação para Londrina, como proposta de adesão ao Programa. A assinatura do decreto aconteceu durante a reunião para explanação detalhada do trabalho.

O Programa “Crack é Possível Vencer” é uma iniciativa do Governo Federal e tem por objetivo prevenir o uso do crack e promover atenção integral ao usuário dessa e outras drogas, através do aumento de oferta do serviço de tratamento e atenção ao usuário e familiares. O programa objetiva também reduzir a oferta de drogas e promover ações de educação, informação e capacitação.

Para o prefeito Alexandre Kireeff este é um momento muito importante para o Município. “Esta é a primeira etapa para a adesão do programa. Depois de traçado o plano de ação e concretizada a adesão ao programa, vamos incluir no PPA, para que se possa implementar um orçamento visando cumprir as obrigações do Município. Queremos, num horizonte bem próximo, termos a primeira etapa concluída nos aspectos estruturais, de recursos humanos e operacionais, envolvendo as secretarias de Saúde, Educação, Assistência e Defesa Social.”

A secretária de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira, destacou a importância do Programa. “Temos uma necessidade importante em Londrina de enfrentamento ao crack. O programa possibilita a integração das políticas públicas para o enfrentamento e a expansão da rede de cuidados da política de assistência social. É uma necessidade e vai ser priorizada nas ações de atendimento para o enfrentamento ao crack.”

Para o secretário de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães, o diferencial do programa é o trabalho de prevenção. “A segurança pública tende a trabalhar a partir das consequências e é muito grande a necessidade de agir nas causas do problema. O programa traz uma ação efetiva na prevenção e possibilita trabalhar na recuperação dos dependentes. E para a segurança é interessante porque não se constitui em ações repressivas, mas também de ações preventivas. A ação preventiva vai minimizar a ação repressiva”, destacou.

Nas próximas semanas, o Comitê Gestor deverá concluir o plano de ação do Município e enviá-lo ao Governo Federal para aprovação e efetivação da adesão ao Programa, o que deve acontecer até o mês de junho. Concretizada a adesão Londrina pode receber recursos materiais e financeiros do Governo Federal, para ações de combate ao crack.  

Participaram da reunião, o secretário de Defesa Social, coronel Rubens Guimarães; a secretária de Assistência Social, Telcia Lamônica de Oliveira; a diretora geral, Valéria Barbosa, e a diretora de serviços complementares da Secretaria de Saúde, Angela Lima; a assessora Pedagógica de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Secretaria de Educação, Dalma Leda Ferreira; a assessora dos Direitos da Criança e Adolescente, Patrícia Grassano Pedalino; o chefe de gabinete, Marcio Corrêa; o gerente de convênios da Guarda Municipal (GM), Marcos Pavan e o comandante do 5° Batalhão de Londrina, Samir Elias Geha.

Foto: Luiz Jacobs.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos