Estudantes de escolas municipais recebem orientação nutricional
Prefeitura e Unifil promovem evento para aproximadamente 800 alunos; o trabalho faz parte do projeto Movimento e Saúde
Durante esta semana, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Educação, junto ao curso de nutrição da Unifil, realizam um trabalho de orientação nutricional em escolas do Município. O evento faz parte do projeto Movimento e Saúde, e deve atender cerca de 800 alunos da rede municipal. Serão abordados os seguintes temas: alimentação: proibido e permitido, alimentação infantil e pirâmide alimentar. Os alunos atendidos têm entre seis e dez anos. O evento vai até sexta-feira (22).
De acordo com o assessor de Educação Física e responsável pelo projeto da Secretaria de Educação, Junior Dias de Jesus, o objetivo do projeto é conscientizar as crianças, pais e profissionais, passando as informações necessárias para uma alimentação mais saudável. “Iremos dar início a esse processo de educação alimentar. A partir daí os alunos e a comunidade estarão aptos a ter uma alimentação saudável. Além disso, os alunos que necessitarem de um acompanhamento nutricional serão encaminhados à Clínica de Saúde da Unifil.”
O assessor lembrou que a procura pela qualidade de vida deve ser o tom do Movimento e Saúde. “Sempre tiramos as medidas de peso e altura das crianças, e a partir disso resolvemos ir mais além, criando duas semanas por ano com o apoio do curso de Nutrição da Unifil para promovermos a educação alimentar e falarmos sobre a importância de exercícios físicos e de comer bem.”
A coordenadora do projeto na Unifil, Lucievelyn Marrone, destacou que a alimentação saudável significa comer bem e de forma equilibrada, o que envolve a escolha de alimentos para manter o peso ideal e garantir saúde plena. “A alimentação contemporânea é formada por muita ingestão de sódio, gordura e açúcar. Isso resulta em doenças crônicas cada vez mais precoces. Uma alimentação saudável previne muitas doenças e é indispensável desde cedo.”
Lucievelyn explicou que o projeto é antigo, e que a iniciativa da parceria partiu da Secretaria de Educação. “Nós atendemos as escolas há alguns anos já. Sempre levamos as professoras do nosso curso e também acadêmicos do último ano de nutrição para as intervenções na escola, com palestras e atividades lúdicas. Além de prestarmos atendimento gratuito todas as sextas-feiras para essas crianças.”
As semanas do Movimento e Saúde já são parte do calendário escolar. Elas são realizadas sempre na terceira semana de março e na terceira semana de setembro.