Prefeitura apresenta dois projetos para educação
Premiação em viagem e dinheiro serve de incentivo à comunidade escolar; alunos, professores e diretores serão contemplados
A Prefeitura de Londrina apresenta na próxima segunda-feira (25) dois projetos que contemplam a comunidade escolar. São eles: Projeto Conhecer, trazido pelo deputado federal Alex Canziani, que vai premiar os alunos do quinto ano com melhor frequência e nota com uma viagem, e o Projeto Seara, promovido pela empresa Seara Agropecuária, que trabalha com a reciclagem e tem premiação em equipamentos e dinheiro para os vencedores.
A coordenadora de Projetos da Secretaria de Educação, Danielle Prado, explicou que o lançamento serve para mostrar às escolas os projetos, e que a partir disso eles devem procurar se inscrever. “A Secretaria de Educação sempre procura parcerias como essas, que venham contribuir com a nossa proposta pedagógica. Assim levamos essas informações às escolas e incentivamos os diretores, professores e alunos a participar e concorrer à premiação.”
O lançamento dos projetos será na Igreja Missionária Comunidade Shalom, que fica na Avenida JK, 3.130, no centro de Londrina, a partir das 8h de segunda.
Projeto Conhecer
O objetivo do projeto é promover a participação da comunidade escolar na qualificação da educação, e incentivar os alunos a aprimorarem seus conhecimentos. Podem participar todos os alunos do quinto ano da rede municipal de ensino que tiverem todas as médias bimestrais acima de 7,0 e frequência nas aulas de pelo menos 85%.
Uma vez que as escolas façam sua inscrição e enviem a lista de alunos aptos a participar do concurso, será feito um sorteio que escolherá dez alunos, cinco diretores e um professor. Eles receberão como prêmio uma viagem com tudo pago para o parque aquático Wet’n Wild. O sorteio será separado por região, para contemplar alunos de toda cidade e será realizado no mês de novembro com data a definir. A viagem será no mês de dezembro.
Projeto Seara
Esta será a quarta edição do Prêmio Seara Estudante. O Prêmio abrange municípios de toda a região de Londrina e tem o eixo “Sustentabilidade Ambiental” como ponto de partida para que o aluno entenda melhor o meio em que vive e contribua para melhorá-lo. O tema deste ano é “Reciclando a Escola”. Podem participar alunos em grupo de até três pessoas que estejam cursando o quinto ano do ensino fundamental na rede municipal de ensino .
O trabalho a ser inscrito na premiação consiste em produzir um objeto a partir de material reciclável que tenha utilidade na escola. Porém um trabalho escrito, descrevendo os objetos e métodos utilizados, interferência do material no meio ambiente e relevância do aproveitamento dos resíduos também deve ser elaborado, a fim de incentivar o interesse pela pesquisa científica.
Cada município escolherá o trabalho vencedor. Os vencedores locais receberão medalhas de honra ao mérito. A partir disso será montada uma exposição e a comissão julgadora definirá os finalistas e também os vencedores. Os três primeiros ganham respectivamente, um notebook, um tablet de dez polegadas e um tablet de sete polegadas; o professor responsável recebe dez mil reais, quatro mil reais e dois mil reais; já a escola recebe 34 mil reais, quatro mil reais e dois mil reais, que devem ser investidos em projetos pedagógicos que estimulem a consciência ambiental. O resultado está previsto para o mês de junho.