Prefeitura realiza cadastramento no Apucaraninha
A busca ativa pretende atualizar os dados e cadastrar novas famílias na comunidade indígena
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Assistência Social, através da Gerência de Transferência de Renda, junto à equipe do Cadastro Único e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Rural está realizando desde o último dia 18 de março um mutirão na Terra Indígena Apucaraninha. O objetivo é atualizar os dados existentes do Bolsa Família e incluir famílias de baixa renda no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O mutirão vai até o dia 27 de março.
A gestora do Programa Bolsa Família em Londrina, Cláudia Renata Fávaro, explicou que diariamente as equipes se deslocam à reserva para realizar o cadastro. “Dois carros atendem a comunidade, conversando com as famílias que estão com o cadastro desatualizado e também vendo situações de inclusão. São dez profissionais trabalhando diretamente nesta busca ativa que estamos realizando. Na aldeia residem em torno de 500 famílias e pretendemos atualizar 310 cadastros.”
Cláudia apontou a divulgação de informações dentro da aldeia como um dos pontos altos do mutirão. “É preciso socializar a informação, dar um tratamento diferenciado ao indígena. É importantíssimo que eles entendam o que é o cadastro e percebam a importância de fazê-lo. Temos técnicos de gestão fazendo o cadastramento e uma socióloga e uma assistente social realizando um acompanhamento muito próximo das famílias da aldeia.”
De acordo com a gestora, esse mutirão também ajudou na relação entre a comunidade e os profissionais, uma vez que diariamente eles estão presentes na aldeia, enquanto o normal é o atendimento de duas vezes por semana.