Prefeitura realiza audiência pública em Guaravera
Objetivo é a formulação do Plano Plurianual (PPA) do exercício de 2014 a 2017
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, juntamente com a equipe de governo estiveram ontem (26) na Escola Municipal John Kennedy, na rua Pernambuco, 169, no Distrito de Guaravera. O local foi sede de mais uma audiência pública para a formulação do Plano Plurianual (PPA) do exercício de 2014 a 2017. Participaram do encontro 65 cidadãos de Guaravera, São Luiz e região, além da vereadora Elza Correia e do vereador Péricles Deliberador.
Entre os pedidos da comunidade há solicitação de melhoria no transporte coletivo, na saúde, expansão dos cabos telefônicos para sítios e chácaras, desentupimento de galerias pluviais e melhoria em capela mortuária.
O prefeito Alexandre Kireeff destacou que as audiências permitem à administração municipal saber o que a população deseja e o que pode ser incorporado ao PPA. “Vamos trabalhar com toda a nossa força para entregar a Londrina que a gente sonha e que nós merecemos”, ressaltou.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, disse que as audiências públicas vão auxiliar a administração na construção do PPA. Ele destacou ainda que é uma forma da população organizar com os administradores como serão investidos os recursos do Município.
O assessor da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Edson Antonio de Souza, destacou que o PPA é a organização da cidade. ”Para comprar uma ambulância é preciso estar previsto no plano. Assim, é importante que saibamos o que os cidadão querem. Sem previsão não será feito”, falou ao explicar a importância do trabalho e o que é o PPA.
Para Roseli Moreira dos Santos Ribeiro, que esteve na audiência, o trabalho de consulta é muito importante. “É muito bom ver um prefeito, no distrito, em tão pouco tempo de administração. Ele vir e verificar quais são os problemas é importante.”
Da mesma opinião é Gilberto Takehana que também participou da audiência. ”É uma coisa boa, nunca vi algo assim. Eu até estranhei, já que normalmente as pessoas só visitam em época de campanha.”
O objetivo das audiências é levantar as principais demandas da região que servirão para nortear os trabalhos para composição do Plano. O PPA está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1988, e é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta. Visa diagnosticar a área de atuação, estabelecer desafios, determinar as políticas públicas, estabelecer indicadores para mensuração e avaliação das demandas levantadas, formas para execução e entrega dos serviços e produtos propostos no plano.
Ao todo, a administração municipal realizará 12 audiências públicas, em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural. Após a de ontem, também serão realizados encontros nos dias 2, 7, 9, 16 e 23 de maio. A próxima audiência vai contemplar a região norte.
Além das audiências públicas, a população pode mandar sugestões por meio do portal eletrônico – www.londrina.pr.gov.br, no link “Plano Plurianual 2014-2017: traga sua contribuição para Londrina”, que está localizado na parte superior da página.
Fotos: Núcleo de Comunicação