Cidadão

Ballet de Londrina encerra primeira etapa da turnê nacional

Companhia paranaense percorre cidades do Nordeste com o Programa Stravinsky e oferece oficina gratuita de dança clássica

Companhia paranaense percorre cidades do Nordeste com o Programa Stravinsky e oferece oficina gratuita de dança clássicaO Ballet de Londrina encerrou a primeira etapa da turnê nacional da companhia de dança. Durante o mês de abril percorreu uma série de cidades do Nordeste com os espetáculos “A Sagração da Primavera” e “Petrouchka”, inspirados na obra do compositor russo Igor Stravinski. Toda essa incursão ficou registrada num diário de bordo atualizado diariamente na rede social Facebook.

A turnê começou no dia 1º de abril, quando os 12 bailarinos e o diretor Leonardo Ramos embarcaram rumo ao Ceará. Foram 14 apresentações em que a trupe fez a viagem levando seus equipamentos e cenários dos espetáculos para os palcos nordestinos. A companhia circulou dentro do Nordeste até o dia 26, quando regressaram da Bahia.

A companhia esteve em diversos teatros do Nordeste, modernos e centenários, em que o público observou a evolução de sua linguagem ao longo destes 20 anos. O grupo se apresentou em teatros centenários como o Theatro José de Alencar, em Fortaleza. Passaram por palcos modernos como o Teatro Jorge Amado, em Salvador, e em casas históricas, como o Teatro Santa Isabel em Recife.

O diretor do     Ballet de Londrina, Leonardo Ramos, destacou que esses espetáculos ajudam a divulgar o nome da cidade por todo o Brasil. “O contato que nós tivemos nessas cidades permitiu uma ampla divulgação do nome de Londrina nos principais veículos midiáticos por onde passamos”. Ramos ainda ressaltou a importância da cidade manter uma escola pública de dança durante 20 anos.

Além de encenar os dois espetáculos baseados na obra musical do compositor russo Igor Stravinsky, o diretor Leonardo Ramos também ministrou oficina de ballet clássico para bailarinos iniciados em dança contemporânea. É a primeira vez que o Ballet oferece a atividade didática nas cidades por onde passou, com exceção de Camaçari.

A circulação pelo Nordeste marca o início das comemorações de 20 anos do Ballet de Londrina e foi fruto do Prêmio Funarte Petrobras de Dança Klauss Vianna, com o qual foi contemplado no ano passado. Até o final do ano, estão previstas viagens também para o Sudeste e Sul do país.

Diário de bordo

Ao longo do mês de abril, um diário de bordo hospedado na rede social Facebook atualizava internautas de todo o Brasil sobre a circulação nordestina do Ballet de Londrina. No espaço virtual, foram postadas fotos dos teatros, das montagens, dos ensaios e das turmas que participaram das oficinas. A página reuniu ainda reportagens, entrevistas e vídeos de imprensa com a cobertura da turnê.

Aos admiradores do trabalho da companhia, foi possível acompanhar a rotina dos bailarinos e do diretor, e ainda publicar opiniões sobre “A Sagração da Primavera” e “Petrouchka”, num canal aberto de diálogo entre artistas e público.

Foto:N.com

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos