Programa Fábrica realiza novo Fórum Presencial dos Projetos de Oficinas Culturais
Segunda edição do encontro será neste sábado (4), no Canto do Marl, e terá como foco a participação das oficinas no Carnaval de Rua de Londrina

Neste sábado (4), o Programa Fábrica – Rede Popular de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), promove o 2º Fórum Presencial dos Projetos de Oficinas Culturais do município. A nova edição do encontro será realizada na Vila Cultural Canto do Marl (Avenida Duque de Caxias, 3.241), das 9h às 12h, e pretende reunir os mais de 30 projetos integrantes da rede.
Segundo o coordenador do Fábrica, Valdir Grandini, este encontro tratará principalmente sobre a participação das oficinas no Carnaval de Rua de Londrina, no dia 19 de fevereiro. “Neste fórum, o foco será a preparação de um bloco de carnaval composto pelas mais diversas oficinas que, atualmente, integram a nossa rede de cultura. Nossa ideia é dar uma mostra de todos os processos criativos e toda a diversidade de expressões que acontecem em nossas oficinas para a população durante o cortejo e, para isso, iremos construir o nosso bloco durante o fórum”, contou.
Grandini também destacou que, para esta edição, três projetos foram convidados pela SMC para conduzir vivências carnavalescas no evento. “Nós convidamos os blocos Bafo Quente e Rua Eklétika, mais a Oficina de Cenografia e de Cenotécnica, para pensar e construir, da melhor maneira possível, a participação dos projetos da Rede no carnaval. O Bafo Quente é um grupo de grande renome no carnaval de Londrina. O bloco Rua Eklétika tem um trabalho diverso no universo carnavalesco, desde a criação de máscaras até customização de roupas, e a oficina é um projeto que tem sido um sucesso em Londrina. Através das vivências que serão apresentadas, poderemos pensar juntos em como serão os nossos cenários, alegorias e fantasias, para que o bloco da Rede consiga caracterizar e expressar, de maneira justa, o nosso carnaval”, complementou.
A Fábrica – Rede Popular de Cultura agrega projetos de oficinas de criação cultural e, até o momento, conta com mais de 30 projetos vinculados, circulando por várias linguagens artísticas e públicos. As expressões culturais contempladas incluem desde abordagens nas áreas musical, de dança, teatro, vídeo, hip-hop, capoeira até circo e outras diversas, proporcionando aos participantes contato direto com o mundo artístico, lúdico, oferecendo outras leituras de mundo, reflexões e desenvolvimento de expressões culturais, incentivando a criatividade e comunicabilidade. Essas iniciativas são financiadas pela SMC, com recursos do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina