Região norte recebe audiência pública
Foi o segundo encontro realizado na região para receber as demandas da população para o PPA
Os moradores da região norte da cidade puderam participar ontem (7) da segunda audiência pública organizada na região norte de Londrina. O encontro, realizado na Escola Municipal Professor Juliano Stinghen, localizada na rua Thomaz Pereira Machado, 338, teve por objetivo receber as demandas da população para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) válido de 2014 a 2017.
Estiveram presentes, além do secretariado municipal e dos moradores da região, os vereadores Junior Santos Rosa e professor Fabio. A equipe de governo recebeu as demandas da população, que serão compiladas e analisadas pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, para PPA.Entre as demandas apresentadas pela população há pedido de rede de esgoto, melhorias na saúde, melhorias em ruas da região, calçadas, poda de árvores, instalação de academia ao ar livre e atividades para os idosos.
O secretário de Planejamento, Daniel Pelisson, destacou a importância da população apresentar as suas solicitações para que a administração municipal possa construir um PPA para a cidade. Ele disse ainda que tudo passará por análise técnica e orçamentária.
O assessor da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Edson Antonio de Souza, explicou o que é e para que serve o PPA. Ele disse que o Plano é o planejamento da cidade e que a administração municipal só pode fazer o que a lei permite.
Para Elenir Siqueira, moradora da região que participou da audiência, a iniciativa dos administradores saírem da prefeitura é muito importante. “Muitas vezes, no gabinete, o prefeito não sabe o que se passa nos bairros. Assim, percorrendo os locais, ele vê a realidade de perto”, defendeu.
O objetivo das audiências é levantar as principais demandas da região que servirão para nortear os trabalhos para composição do Plano. O PPA está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1988, e é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta. Visa diagnosticar a área de atuação, estabelecer desafios, determinar as políticas públicas, estabelecer indicadores para mensuração e avaliação das demandas levantadas, formas para execução e entrega dos serviços e produtos propostos no plano.
Ao todo, a administração municipal realizará 12 audiências públicas, em todas as regiões da cidade, inclusive na zona rural. Após a de ontem, também serão realizados encontros nos dias 10, 16 e 23 de maio. A próxima audiência será sexta-feira (10) no salão paroquial, que fica ao lado da igreja católica, localizada na rua Antônio Calheiro s/n, às 19h, no Distrito de Irerê.
Além das audiências públicas, a população pode mandar sugestões por meio do portal eletrônico – www.londrina.pr.gov.br, no link “Plano Plurianual 2014-2017: traga sua contribuição para Londrina”, que está localizado na parte superior da página.
Fotos:Luiz Jacobs