Ações marcam o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes
Na sexta-feira, haverá palestra e no sábado haverá um ato público, com caminhada do calçadão até a concha acústica
A Prefeitura de Londrina, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Londrina (CMDCA) em parceria com as secretarias de Assistência Social, Política para Mulheres e Educação e demais órgãos e instituições ligadas à área da criança e adolescente, promovem ações para marcar Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio.
Na sexta-feira (17), será ministrada uma palestra com o tema “O enfrentamento da violência contra criança e adolescente: tecendo ações em rede”, às 8h na Cáritas, que fica na Rua Dom Bosco, 145. No sábado (18), haverá um ato público, com uma caminhada pelo centro da cidade a partir das 9h, no calçadão em frente ao Banco do Brasil. O percurso de caminhada vai do calçadão até a Concha Acústica onde haverá apresentações artísticas dos adolescentes das entidades que participarão do evento.Além de caminhada, e das apresentações, haverá exposição de desenhos de crianças.
A vice-presidente do CMDA, Nanci Kemmer de Moraes, espera uma boa participação no evento.“Devemos ter umas 200 pessoas. Vamos levar faixas, cartazes produzidos pelas crianças sobre violência contra a criança e o adolescente. Várias entidades que trabalham com os nossos jovens vão participar.”
Nanci ainda lembrou a importância de pontuar essa data. “Hoje temos que mostrar nossa militância contra esse tipo de violência que assola nossos jovens. A ideia é chamar a atenção da população para que esse dia não passe em branco.”
História
No dia 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, saiu mais cedo da escola. Sua mãe, uma traficante boliviana, teria mandado a menina entregar um envelope que continha drogas num edifício de um bairro nobre de Vitória.
Ao chegar, a menina teria sido atacada por um grupo de jovens entorpecidos, que a drogaram, estupraram, espancaram e mataram. Os acusados pertenciam a famílias poderosas. A sociedade capixaba se calou. Ninguém foi punido por esse crime hediondo. Em homenagem a Araceli, o dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil.
A Lei N° 9.970 foi sancionada em 17 de maio de 2000. Desde então, entidades que atuam em Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes promovem atividades em todo o País para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometidos contra menores.
Foto:Ilustrativa