População de Lerroville apresenta demandas para Prefeitura
Audiência pública contou com a presença de 270 moradores; 13ª audiência para o PPA será na região central de Londrina
Ontem (16), às 19h30, foi realizada a 12ª audiência pública para o PPA. O encontro da população do distrito de Lerroville com os representantes do secretariado municipal e com o vice-prefeito, Guto Bellusci, foi na Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, localizada na rua Santos, 235. De todas as audiências realizadas até o momento, a de Lerroville foi a que contou com o maior número de participantes, ao todo 270 pessoas estiveram presentes.
Entre os principais pedidos dos moradores estão: a pavimentação das estradas, ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) e a construção de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Para Márcia Santana, 28 anos, moradora na região, a prioridade é a reforma na unidade de saúde. “Como moramos longe de Londrina, procuramos o postinho de saúde para todos os atendimentos e emergências. Ele é bem estruturado, mas poderia ser maior e ter mais um médico para fazer o atendimento”, disse Márcia.
O secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, explicou que novos médicos e profissionais da saúde estão sendo contratados e que um novo clínico-geral havia sido chamado para trabalhar em Lerroville, mas o concursado assumiu o posto e ficou apenas um mês. “Sabemos das dificuldades encontradas aqui e estamos em um processo de seleção e contratação de mais profissionais da saúde. Temos previsto mais um médico para Lerroville, dado o fato que já havia sido contratado um para aqui. Com relação à reforma da UBS, esperamos que até meados de setembro possamos começá-la, pois a equipe de projetos da Secretaria de Saúde esteve aqui e já avaliou as condições da unidade”, esclareceu.
Para a agricultora Ivonete Fanas Duarte, 43 anos, o mais importante no momento é a pavimentação das estradas que são utilizadas para escoar a safra e para o transporte escolar. “Como as estradas são de terra, quando chove o transporte de carros, ônibus e das máquinas fica difícil. A prioridade, na minha opinião, são as estradas”, afirmou.
Com relação às estradas, o secretário de Agricultura, Guilherme Casanova Júnior, explicou que antes da pavimentação é necessário instalar galerias de captação de água pluvial nas vias que não contam com uma e que a Prefeitura está realizando um levantamento do maquinário disponível e quais podem ser colocados em licitação para a compra. “Estamos fazendo um estudo para vermos quais máquinas e quantas podem ser adquiridas, para que todas as áreas possam receber melhorias. Lerroville é o distrito com maior número de estradas em comparação com os demais, e por isso mesmo é o que mais precisa de obras. Na semana passada, a Prefeitura já realizou serviços aqui com a motoniveladora e temos prevista a continuação das melhorias”, explicou.
O secretário de Planejamento, Orçamento e tecnologia, Daniel Pelisson, agradeceu a presença dos moradores e explicou que a participação dos cidadãos na apresentação das sugestões de melhorias é importante, principalmente porque as ações farão parte do Plano Plurianual dos próximos quatro anos. “O PPA é um instrumento importante para o prefeito e secretários planejarem os trabalhos que precisam ser feitos. Planejar é antecipar tudo aquilo que pode acontecer. Pela lei, o prefeito é obrigado a realizar uma audiência pública para o PPA, mas o Kireeff percebeu a necessidade de ouvir as demandas de todas as regiões, por isso realizaremos 13. Para que todos sejam ouvidos e que possamos melhorar a cidade nos próximos anos”, afirmou.
O vice-prefeito, Guto Bellusci, representou o prefeito durante a 12ª audiência e parabenizou os alunos da Orquestra Flauta Doce, da Escola Municipal Bento Munhoz da Rocha Neto, que fizeram uma apresentação. “Pretendemos manter um canal de comunicação com os moradores dos distritos, por isso o prefeito está estudando a implantação dos administradores distritais. Além disso, estamos sempre de portas abertas para receber a população na Prefeitura.”
Todas as demandas apresentadas pela população, tanto as escritas quanto as faladas, servirão de base para a elaboração do Plano Plurianual. Ele está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1988, e é o instrumento de planejamento a médio prazo, que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta.
Os cidadãos que não puderam ou não poderão comparecer às audiências, mas querem participar e contribuir com sugestões devem acessar o Portal da Prefeitura, no link Plano Plurianual 2014-2017, localizado no canto superior da tela.
13ª audiência pública
A 13ª audiência pública para a elaboração do PPA será realizada na terça-feira (23), na Paróquia Sagrados Corações, localizada na rua Mato Grosso, 1.167, centro de Londrina.
Fotos: Núcleo de Comunicação