Cidadão

Pré-conferência de saúde para o segmento de usuários será neste sábado (11)

Encontro preparatório para a 15ª Conferência Municipal terá palestra sobre o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”

Londrina terá, neste sábado (11), mais uma pré-conferência preparatória para a 15ª Conferência Municipal de Saúde. O fórum, voltado ao segmento de usuários, será realizado no auditório do Hospital Universitário (HU-UEL), com início às 8h. A pré-conferência é promovida pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

A pré-conferência para usuários será aberta a todos os interessados, que poderão se credenciar e participar na condição de observadores. No entanto, o número de presentes será limitado pela capacidade do auditório. O endereço do HU-UEL é Avenida Robert Koch, 60, Vila Operária.

Pré-conferência de saúde do segmento gestores.
Foto: Vivian Honorato

Esta será a terceira pré-conferência municipal de Saúde. No dia 31 de janeiro, reuniram-se os segmentos de gestores, pela manhã, e de prestadores de serviços, à tarde. A quarta e última pré-conferência, voltada ao segmento de trabalhadores, será realizada na próxima segunda-feira (13), às 18h30, na Associação Médica de Londrina (AML), localizada na Avenida Harry Prochet, 1.055.

Na abertura do encontro deste sábado (11), às 8h30, haverá leitura e aprovação do regimento. Em seguida, a conselheira e integrante da 17ª Regional, Joelma Aparecida de Souza Carvalho, conduz palestra magna com base no tema da 15ª Conferência Municipal de Saúde, “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia”. O regimento e regulamento podem ser conferidos na página do CMS, no Portal da Prefeitura.

Foto: Vivian Honorato/Arquivo NCom

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, também irá participar desta pré-conferência. Ele enfatizou a importância da participação de entidades, associações e órgãos da sociedade civil, para debaterem propostas e elencar demandas que aprimorem o Sistema Único de Saúde (SUS) em Londrina. “Estes encontros, e a própria Conferência Municipal, são primordiais para que juntos possamos qualificar cada vez mais a rede municipal de saúde. Além disso, dentro de cada segmento são selecionadas as entidades que irão representar a sociedade civil no próximo mandato do Conselho Municipal de Saúde. Ou seja, é um momento de ampla e efetiva participação popular em prol do SUS”, destacou.

Para melhor representação no encontro de amanhã, os subsegmentos de usuários de saúde também realizaram pré-conferências. Essas reuniões envolveram entidades, órgãos e instituições com atividades voltadas para área da saúde do movimento sindical, associações e movimentos populares, movimentos estudantis, Organizações Não-Governamentais (ONGs), clubes de serviço, entidades indígenas, entidades que representam os afrobrasileiros, entidades religiosas, Conselhos Locais e Comissões Locais de Saúde, Conselhos Regionais de Saúde e Associações de Profissionais ou Trabalhadores, excluindo os trabalhadores da área da saúde, já que estes terão pré-conferência própria.

De acordo com a vice-presidente do CMS e coordenadora da 15ª Conferência Municipal de Saúde, Vaine Pizolotto Marques, os preparativos para a pré-conferência de usuários estão sendo árduos e demandaram muitas horas de trabalho para análise e sistematização das propostas enviadas pelas entidades. “No entanto, todo este esforço é recompensador, uma vez que estamos trabalhando para construir o Brasil que queremos”, comentou.

Nesta pré-conferência, está confirmada a participação de 20 entidades, com aproximadamente 150 delegados inscritos previamente, além dos que já fazem parte do Conselho Municipal de Saúde. “Teremos um sábado de muita discussão sobre saúde, pois algumas entidades novas demonstraram interesse na participação da conferência e novas realidades serão apresentadas. Estamos em um momento de discussão e alteração dos membros participantes do Conselho, e é de suma importância a participação dos usuários dos movimentos sociais, principalmente quando se trata de saúde”, acrescentou Marques.

Após a conclusão do ciclo de pré-conferências, as propostas elencadas serão sistematizadas para discussão durante a 15ª edição da Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 10 e 11 março, no auditório da Unicesumar – Campus Londrina. “Importante frisar que é na Conferência Municipal que serão eleitas as entidades para compor o CMS de 2023 a 2027, sendo o nome do conselheiro indicado posteriormente. Este é o momento democrático de discussão da saúde”, concluiu a vice-presidente do CMS.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos