Cidadão

“Dança nas Escolas” começa amanhã

Projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Secretaria de Educação; no total serão cinco apresentações ao longo do ano

Projeto tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Secretaria de Educação; no total serão cinco apresentações ao longo do anoComeça amanhã (22), o projeto “Dança nas Escolas”, que vai levar apresentações de ballet a instituições públicas de ensino de Londrina e selecionar bolsistas para a Escola Municipal de Dança (EMD). O projeto tem patrocínio Secretaria Municipal de Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Educação. No total, serão cinco apresentações até o final do ano. A escola que recebe o espetáculo de abertura do projeto é a Escola Suely Ideriha, que fica na Rua Araras, 135.

O “Dança nas Escolas”, existe desde 2007, e envolve a comunidade escolar em um programa de atividades artísticas e formativas que tem como objetivo despertar os estudantes para os caminhos da arte, culminando na seleção de dez bolsistas para a EMD.

A coordenadora do projeto, Patrícia Proscêncio, explicou como funciona o projeto. “Levamos o ballet clássico e também o contemporâneo para que as crianças possam perceber a diferença entre as duas linguagens e as imensas possibilidades em arte. Esse projeto sempre emociona. A gente percebe o brilho nos olhos das crianças, muitas delas nunca foram ao teatro e vivenciaram esse tipo de arte.”  

Este ano, serão apresentados o pas-de-trois de “O Lago dos Cisnes”, a suíte do ballet “Dom Quixote” e três montagens do Ballezinho de Londrina, “Móbile – work in progress”, coreografia que usa braços, mãos e dedos para formações geométricas, “HQ”, uma homenagem aos criadores das histórias em quadrinhos e “Túnel do Tempo”, a mais recente concepção do grupo, uma viagem pelas influências das últimas décadas.

A secretária de Educação, Janet Thomas, ressaltou a importância de manter parcerias para levar atividades diversificadas as crianças. “Acredito que parcerias como essa são de grande validade, pois promovem o intercâmbio das escolas com produções e produtores de cultura na sociedade, como instrumento de formação do ser.”

Além da Escola Suely Ideriha, que abre a programação, o projeto será realizado em mais quatro instituições de ensino ao longo de 2013. No dia 26 de junho, será a vez da Escola Municipal Professor Juliano Stinghen, em 21 de agosto a Escola Municipal Professor Leônidas Sobrinho Porto, em quatro de setembro a Escola Municipal Arthur Thomas e encerra-se em 25 de setembro com a Escola Professora Ruth Lemos.
Foto:Divulgação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos