Região central recebe última audiência pública para o PPA
Encontro visou a elaboração do Plano Plurianual (PPA) de 2014 a 2017; solicitação pelo portal da prefeitura encerra na segunda-feira
O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff,juntamente com o secretariado municipal, participaram ontem (23) da última audiência para elaboração do Plano Plurianual (PPA) de 2014 a 2017. O encontro foi realizado no salão paroquial da Igreja Sagrado Corações, que fica na rua Mato Grosso, 1.167, esquina com a Avenida J.K. Estiveram presentes 84 cidadãos, além dos vereadores Elza Correia, Lenir de Assis, Tio Douglas e Péricles Deliberador, e do padre Cesar Braga de Paula.
Entre as demandas apresentadas pelos presentes há pedido para limpeza de rua, melhoria na coleta seletiva, fortalecimento da cultura, construção do teatro municipal, retomada da reforma do prédio da Secretaria de Cultura, plano de arborização, iluminação de praças e melhorias nos espaços públicos.
“Estamos superando os desencontros do passado e estamos olhando a cidade com os desafios da reconstrução. Cada região tem uma reivindicação própria e para isso fizemos as audiências”, ressaltou Kireeff ao falar sobre os encontros do PPA. Ele disse ainda que o atual governo está comprometido em dar soluções para os problemas da cidade.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson, disse que as audiências públicas serviram para escutar, sentir e ver as necessidades da população. “Tenho a convicção que esse plano vai levar Londrina ao rumo que toda a população merece.”
A diretora da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Darling Maffato, explicou que o PPA é um planejamento a médio prazo. Ela destacou que o poder público só pode fazer o que a lei autoriza e as demandas da população deverão estar presentes no plano que será elaborado.
Rafael Barros, integrante do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina (Marl) destacou a importância da audiência. “É importante falar aqui e ver a postura da nova gestão.” Entre os pedidos feitos por ele está a melhoria dos espaços públicos.
Rosangela dos Reis de Godoy, moradora da Vila Marisia, considerou importante participar da audiência. ”É bom vir aqui conhecer e ouvir o que o prefeito tem a dizer. Não quero saber só para a minha região, mas para toda a cidade.”
O Plano Plurianual está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1.988, e é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta.
O objetivo das audiências foi levantar as principais demandas da região que servirão para nortear os trabalhos para composição do Plano. O PPA está previsto no artigo 165, da Constituição Federal de 1988, e é o instrumento de planejamento que estabelece, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública municipal direta e indireta. Visa diagnosticar a área de atuação, estabelecer desafios, determinar as políticas públicas, estabelecer indicadores para mensuração e avaliação das demandas levantadas, formas para execução e entrega dos serviços e produtos propostos no plano.
Até segunda-feira (27) a população pode mandar sugestões por meio do portal eletrônico – www.londrina.pr.gov.br, no link “Plano Plurianual 2014-2017: traga sua contribuição para Londrina”, que está localizado na parte superior da página.
Fotos: Luiz Jacobs.