Cidadão

Secretaria de Saúde presta contas referentes ao SUS

Ações realizadas no início deste ano como contratação de médicos, renovação da frota de veículos, campanhas nacionais e outras atividades foram apresentadas

Ações realizadas no início deste ano como contratação de médicos, renovação da frota de veículos, campanhas nacionais e outras atividades foram apresentadasA Secretaria Municipal de Saúde realizou hoje (24), às 8h, a primeira audiência pública para prestação de contas do Sistema Único de Saúde (SUS) de 2013. No encontro foram apresentados os dados referentes aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril. A audiência foi na Câmara Municipal, localizada na rua Governador Parigot de Souza, 145, Centro Cívico.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, e os diretores apresentaram os dados referentes aos procedimentos de média e alta complexidade; número de atendimentos realizados; frota de ambulância e veículos; contratação de médicos através de concurso público e seleção de outros através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) do Ministério da Saúde; campanhas de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama e contra a gripe H1N1; programas de saúde bucal; ações de combate e controle à dengue; adesão ao Consórcio Paraná Saúde; ações contra a tuberculose entre outras.

De acordo com Souza, a audiência pública é um dever ético, moral e legal de todo gestor público. É uma prática cidadã e de responsabilidade do administrador. “Temos que mostrar o que tem sido feito até o momento como, por exemplo, o concurso público para a contratação de 61 médicos que irão repor o quadro de profissionais aposentados e outros que trabalharão na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA); a assinatura da Lei 11.807 que autoriza Londrina a participar do Consórcio Paraná Saúde, antigo Consórcio Paraná Medicamentos; a aquisição de 41 veículos novos para a Secretaria de Saúde; recebimento de duas ambulâncias para o SAMU cedidas pelo Ministério de Saúde; realização da 1ª Campanha Municipal de Prevenção ao Câncer de Colo de Útero e de Mama entre outras ações”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, e os diretores apresentaram os dados referentes aos procedimentos de média e alta complexidade; número de atendimentos realizados; frota de ambulância e veículos; contratação de médicos através de concurso público e seleção de outros através do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB) do Ministério da Saúde; campanhas de prevenção ao câncer de colo de útero e de mama e contra a gripe H1N1; programas de saúde bucal; ações de combate e controle à dengue; adesão ao Consórcio Paraná Saúde; ações contra a tuberculose entre outras.Em 5 de abril deste ano, a Secretaria de Saúde também recebeu o prêmio pelos trabalhos realizados contra a tuberculose, nos quais a taxa de cura da doença foi de 85%, sendo que a média estadual foi de 77%.

Segundo os dados da Diretoria de Urgência e Emergência (DUES), nos primeiros quatro meses de 2013 foram realizadas 60.352 consultas de crianças e adultas na rede municipal de saúde e 115.027 medicamentos foram dispensados no Pronto-Atendimento Adulto e Infantil. Já no PA do Jardim Leonor foram feitos 30.902 atendimentos, no PA do Maria Cecília foram 12.719 e no PA do União da Vitória foram 9.548. Com relação ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), prestado através do 192, foram registrados 25.762 atendimentos; 545 transferências; 757 orientações e 1.863 trotes.

Já a Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) mostrou os dados referentes às 52 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, das 74 equipes do Programa Saúde da Família, das 23 equipes de saúde bucal, 10 do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e duas do Centro de Especialidades Odontológicas. Foram realizadas 155.669 consultas médicas, 48.811 atendimentos pelos enfermeiros, 214 atendimentos sociais, 1.258.106 de procedimentos de enfermagem como curativos, inalação, aferição de pressão arterial, 5.257 procedimentos odontológicos, 2.026 consultas odontológicas e os agentes comunitários de saúde visitaram 164.601 domicílios.

O NASF, por meio dos fisioterapeutas, atendeu 5.205 pessoas. Já os psicólogos receberam do núcleo 2.330 pacientes, os nutricionistas orientaram 3.076 londrinenses, os farmacêuticos auxiliaram 390 pessoas e os educadores físicos instruíram 1.550 indivíduos.

Para apresentar explicações sobre os dados estiveram presentes a: Diretoria-geral, as Diretorias de Serviços Complementares de Saúde (DSCS), Financeira e de Gestão de Compras e Serviços (DFGCS), de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (DGTE), de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS), de Logística e Manutenção em Saúde (DLMS), de Atenção Primária à Saúde (DAPS), de Planejamento e Gestão em Saúde (DPGS), de Urgência e Emergência em Saúde (DUES), de Vigilância em Saúde (DVS) e a Ouvidoria e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador.Segundo a Diretoria de Serviços Complementares de Saúde (DSCS), o Centrolab atendeu 8.800 pacientes para a coleta de exames, sendo que dos 421.141 realizados 13%, ou seja, 56.404 corresponderam aos exames de urgência. Desse total, 233.023 foram análises bioquímicas, 55.695 referentes à hematologia, 44.222 de imunologia, 29.251 exames hormonais, 13.625 de microbiologia entre outros.

Para apresentar explicações sobre os dados estiveram presentes a: Diretoria-geral, as Diretorias de Serviços Complementares de Saúde (DSCS), Financeira e de Gestão de Compras e Serviços (DFGCS), de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (DGTE), de Regulação da Atenção à Saúde (DRAS), de Logística e Manutenção em Saúde (DLMS), de Atenção Primária à Saúde (DAPS), de Planejamento e Gestão em Saúde (DPGS), de Urgência e Emergência em Saúde (DUES), de Vigilância em Saúde (DVS) e a Ouvidoria e o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador.

Fotos: Núcleo de Comunicação

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos