Cidadão

Atleta londrinense é bicampeão consecutivo da Copa Europeia de Kickboxing

Guilherme Belarmino capitaneia participação histórica brasileira na competição e conquista a medalha de ouro pela segunda vez na competição

O atleta londrinense Guilherme Belarmino conquistou o bicampeonato consecutivo da Copa Europeia de Kickboxing, na categoria Kicklight até 84Kg, disputado na cidade de Karlovac, Croácia, entre os dias 10 e 12 de fevereiro. A delegação brasileira, participante da competição, contou com mais 11 atletas e subiu no lugar mais alto do pódio em outras três oportunidades. O ouro de Belarmino foi alcançado após o atleta disputar três lutas e derrotar, na final, o atual campeão mundial da modalidade, o romeno Marius Cocean.

Foto: Acervo Pessoal

Segundo a Confederação Brasileira de Kickboxing (CBKB), esta edição da Copa Europeia foi a mais bem-sucedida participação dos brasileiros na competição. “Mais uma vez, o Brasil se destaca internacionalmente com sua qualidade técnica e garra. Disputando com os melhores da Europa, os atletas agora retornam para casa com um aproveitamento ímpar. Com um resultado memorável, a Seleção Brasileira de Kickboxing encerrou sua participação no Karlovac Open com quatro ouros, seis pratas e um bronze”, destacou a CBKB em uma publicação no Instagram, parabenizando a equipe.

De acordo com Belarmino, esta foi a terceira vez que a Seleção Brasileira de Kickboxing participou do Karlovac Open. “Nossa história em Karlovac teve início em 2020, quando o Guilherme Pereira, do Distrito Federal, e eu fomos os primeiros brasileiros a participar da Copa Europeia. Naquela ocasião, fiquei com o segundo lugar, sabendo que poderia ter ido mais longe. No ano seguinte, não pudemos participar por conta da Covid-19, adiando o sonho do ouro para 2022. Foi então que, no ano passado, eu e os outros seis atletas brasileiros voltamos lá e, finalmente, tive a felicidade de me sagrar campeão pela primeira vez”, contou.

Belarmino ressaltou a importância do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), na preparação para o campeonato. Ele foi um dos atletas de Londrina selecionados para receber o incentivo, em 2022. “No ano passado, o Feipe foi essencial para a conquista na Croácia e, este ano, não foi diferente. Receber este incentivo, somado a outros patrocínios, foi fundamental para que nós pudéssemos manter o foco na competição e buscar a melhor preparação possível. Tive a felicidade de não sofrer nenhuma lesão grave neste intervalo de tempo e contar com uma equipe de profissionais extremamente capacitados, com preparador físico, nutricionista, psicólogo, médico esportivo, treinadores e, o mais importante, a família e os amigos incentivando”, destacou.

Para 2023, o atleta pretende disputar ainda outras etapas da Copa do Mundo de Kickboxing e desenvolver ainda mais o projeto Londrina Kickboxing na cidade. “Com os recursos do Feipe, esperamos divulgar ainda mais a modalidade aqui no município e continuar disputando todos os principais campeonatos nacionais e internacionais da categoria. Meu objetivo final é ganhar o título mundial e, de quebra, levar outros brasileiros comigo para essa conquista. O Feipe não é importante só para mim, mas para este esporte como um todo e, poder contar com esse incentivo, fez com que nós nos tornássemos referência nacional. Então, estamos no caminho certo”, finalizou Belarmino.

Texto: Ana Almeida, sob a supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos