Guardas municipais de Londrina participam de palestra sobre Saúde Mental
Ação faz parte da Qualificação Profissional dos agentes e foi conduzida pelo servidor da Defesa Social e psicólogo André Portes

A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio do Centro de Formação da Guarda Municipal de Londrina (CFGM), está promovendo um ciclo de palestras de conscientização sobre a campanha “Janeiro Branco”. Este ano, o tema da campanha é “A vida pede equilíbrio”.
A ação faz parte da capacitação continuada que os servidores da GM participam anualmente. O principal objetivo é incentivar a reflexão sobre a importância da saúde mental, especialmente entre os agentes de segurança pública que, diariamente, precisam lidar com ocorrências bastante complexas.
Para participar das aulas, o efetivo total de guardas municipais foi dividido em cinco turmas. Até o momento, quatro participaram das palestras. O último encontro está marcado para o próximo dia 20 de fevereiro no auditório da Prefeitura.
As palestras são conduzidas pelo guarda municipal André Portes, que também é psicólogo. Ele destacou que falar sobre a saúde mental é muito importante e ainda mais, com mudanças constantes em todas as áreas da vida, seja pessoal, social ou profissional. “Foi um privilégio e um momento muito significativo poder compartilhar minha experiência e conhecimento com os profissionais da Guarda Municipal de Londrina”, pontuou.
Portes reforçou também como é importante esse cuidado dentro da instituição. “Faço parte da instituição e vivencio alguns dos fatores que geram demandas envolvendo a saúde mental e que estão presentes no cotidiano do Guarda Municipal como o estresse, as preocupações, o estado de alerta constante, conflitos, violência, sentimentos de falta de reconhecimento ou valorização, entre outros. Entendo que dar atenção a essas demandas, além de desenvolver estratégias que envolva a conscientização sobre a saúde mental do profissional e o cuidado com o ser humano, se torna mais que necessário”, concluiu.