Cidadão

Prefeitura publica edital de PMI do lixo

 

Procedimento de Manifestação de Interesse abre espaço para que empresas mandem seus modelos de gestão de lixo para que Londrina monte o mais adequado

Procedimento de Manifestação de Interesse abre espaço para que empresas mandem seus modelos de gestão de lixo para que Londrina monte o mais adequadoA Prefeitura de Londrina publicou o edital sobre o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) do lixo na cidade. A PMI orienta a participação de particulares na estruturação de projetos de concessão patrocinada ou administrada pelo poder público. A partir dela, a Prefeitura receberá das empresas interessadas propostas para análise e avaliação técnica e da sociedade. No final do processo, o poder público terá um novo projeto de gestão de lixo na cidade.

O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Carlos Geirinhas, explicou que a intenção é buscar o melhor modelo de gerenciamento de lixo. “A PMI abre espaço para o conhecimento de tecnologias de todo Brasil e do mundo. É um momento muito rico para a cidade, de busca de soluções, que permitam que montemos um projeto completo a partir de todas as propostas que recebermos.”

Geirinhas apontou as quatro linhas que devem nortear o processo. “Levaremos em conta a lei ambiental, a educação ambiental, a inclusão social e a tecnologia. Queremos um projeto completo e inovador, desde a coleta dos catadores, até o processamento do lixo. Vamos partir para uma divulgação nacional para atrair o maior número de empresas.”

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, elogiou o modelo das PMI. ”É um modelo que inverte o que acontece hoje. Atualmente, quem determina o modelo a ser adotado é o gestor, com a PMI a sociedade participará da escolha do modelo a ser adotado. A PMI possibilita que sejam apresentadas variadas soluções e que a gente ache a que melhor se enquadre na nossa legislação e nas nossas necessidades. Trata-se de enfrentar da forma mais moderna a questão do lixo e de um processo de maior transparência no serviço público.”

Procedimento de Manifestação de Interesse abre espaço para que empresas mandem seus modelos de gestão de lixo para que Londrina monte o mais adequadoKireef fez questão de lembrar que a sociedade deve fazer parte da escolha do novo modelo de gestão do lixo. “Iremos realizar as audiências públicas necessárias, e levaremos em conta a participação de toda a população na hora da escolha do melhor projeto para nossa cidade. E que ele seja o que há de melhor em todos os quesitos, como os sociais e de economicidade.”

As empresas interessadas têm 30 dias para manifestar seu interesse junto a CMTU. Depois elas terão 60 dias para elaboração e entrega do projeto, que deve conter todas as etapas e o cronograma de execução já definidos.  A partir da montagem do projeto final será aberta uma licitação do modelo definido para a escolha da empresa que irá executá-lo.

Fotos: Luiz Jacobs

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos